Glinski confirma a legalidade do sistema de pagamento de diárias adotado pela prefeitura

por admin última modificação 08/03/2018 21h14
TCE/SC encaminhou ofício à Câmara atestando a correção operacional; Documento é resposta a requerimento de autoria do vereador e também de João Grein

Tendo como base ofício encaminhado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) à Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD) confirmou a legalidade do sistema operacional adotado pela prefeitura e que concentrou, a um só servidor, o pagamento de diárias referente a três secretarias municipais.

O funcionário, do setor contábil, acumulou o valor aproximado de R$ 81 mil em diárias só no primeiro semestre deste ano. O fato chegou a ser veiculado pela imprensa local no mês de agosto, o que gerou questionamentos por parte do legislativo municipal.

Em setembro, a municipalidade respondeu requerimento direcionado pela Câmara e explicou que não havia nenhum tipo de irregularidade nesse tipo de transação. Informou ainda que o servidor havia concentrado os valores das diárias para depois repassá-los aos demais funcionários, principalmente, aos motoristas que viajam cotidianamente.

Pelo documento, também foi informado que os pagamentos haviam sido feitos através de cheques nominais, individualizados e por meio de conta específica do município.

Durante manifestação na sessão itinerante realizada na escola Almirante Barroso, na noite de segunda-feira, 17, Glinski disse que ao pedir informações ao TCE/SC, estava exercendo a condição fiscalizadora que a função de vereador lhe compete. Vereador João Grein (PT) também havia assinado o requerimento direcionado ao tribunal.

Glinski lembrou que apesar de ter questionado o procedimento na época, havia se comprometido em tornar pública a resposta tão logo chegasse à Câmara. “Fica o reconhecimento de que, segundo o TCE, a maneira está correta e que os pagamentos feitos foram repassados posteriormente aos demais funcionários”, explicou.

Mesmo sendo legal e regular o procedimento, o vereador ainda anunciou que irá procurar o executivo municipal e cobrar que destinação de diárias seja feita de forma individual para que não ocorram mais dúvidas de quem está recebendo os valores.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134