Glinski coloca em xeque a qualidade das obras de reconstrução de ruas e calçadas que receberam a rede de esgoto

por admin última modificação 08/03/2018 21h13
Vereador sugere reunião com o responsável pela empresa executora para cobrar providências; Recuperação de abrigos para passageiros e de estrada no interior também foram solicitadas

Na opinião do vereador Paulo Glinski (PSD), as obras de reconstrução de calçadas e ruas que já receberam a rede de esgotamento sanitário em Canoinhas não estão sendo feitas com a qualidade esperada pela população. “São várias as reclamações”, garantiu.

Tanto que o vereador ocupou expediente na sessão ordinária de terça-feira, 15, para solicitar à presidência da Câmara, o agendamento de uma reunião dos vereadores com o responsável da empresa Itajuí, que executa as obras no município, como também com representantes da gerência local da Casan e da prefeitura. “Para sugerirmos melhorias e cobrarmos providências”, explicou.

Segundo ele, o problema pode estar relacionado ao fato de a Itjauí ter terceirizado a reconstrução das partes danificadas, porém, cobrou dela comprometimento e fiscalização das obras que estão sendo entregues. “Foi pago para fazer o saneamento, refazer ruas e calçadas e não ajeitar de qualquer jeito. O que se espera é que fiquem pelo menos no estado que estavam anteriormente”, disparou.

Glinski ainda citou casos onde as calçadas afundaram tão logo o término de sua reconstrução e a formação de ondulações diagonais no eixo central das ruas de calçamento, devido à compactação mal feita da base. “E o nosso calçadão, que já estava pela ‘bola oito’, como vai ficar agora?”, questionou.

Ainda de acordo com o vereador, o município está desperdiçando a chance de usar esse momento para padronizar as calçadas da cidade, principalmente, na região central. “Mas essa oportunidade já perdeu, porque nem projeto técnico está pronto”, lamentou Glinski, ao lembrar que “ainda têm muitas calçadas e ruas a serem destruídas”.

Abrigos

Para o vereador Paulo Glinski (PSD), a prefeitura precisa dar prioridade ao conserto dos abrigos de passageiros situados na praça Lauro Muller, no centro da cidade. “Será que estão esperando sair o Terminal Urbano?”, indagou ele, devido ao estado de abandono.

Justificou o pleito afirmando que centenas de pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente e que a precariedade dos abrigos faz com que a maioria delas fique exposta as intempéries. “Isso é obra do primeiro governo do Klempous”, comentou o vereador, ao lembrar que poucas melhorias foram feitas no local nesses 30 anos.

Estrada

Vereador Paulo Glinski (PSD) demonstrou preocupação com um trecho de aproximadamente 100 metros de extensão, situada na comunidade de Volta Grande, no distrito de Paula Pereira.

Fora a manutenção do trecho que está em péssimas condições de tráfego, ele alertou para a necessidade da retirada de barras de ferro, que haviam sido colocadas pela empresa Rigesa nas laterais da via e serviam de proteção para os caminhões que passavam pelo local carregados com madeira.

O vereador ainda lembrou que nos dois lados da estrada existem barrancos e o fluxo de veículos pesados e maquinário agrícola é intenso. Por esse motivo é que ele está sugerindo que a prefeitura cobre da Rigesa a recuperação do trecho, antes que aconteça um acidente devido o desmoronamento constante das laterais da via. “Os nossos agricultores precisam passar por lá e estão correndo riscos. E se nada for feito, estão prometendo interditar a estrada”, informou.