Gil Baiano é eleito presidente da Câmara após desistência da candidatura de Sudoski

por admin última modificação 08/03/2018 21h13
Vereador tucano disse que está preparado para comandar o legislativo; Renato Pike, Cris Arrabar e Neno Pangratz também integram a mesa diretora no ano de 2015

Único candidato inscrito na disputa da presidência da Câmara, Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) foi eleito pela unanimidade dos vereadores para comandar o poder legislativo canoinhense no exercício de 2015.

A eleição aconteceu na noite de terça-feira, 16, durante a última sessão ordinária deste ano.

A mesa diretora eleita ainda ficou composta pelo vereador Renato Pike (PR), que será o vice-presidente; vereadora Cris Arrabar (PT), 1ª secretária e o vereador Neno Pangratz (PP), 2º secretário.

Até então adversário de Baiano, Wilmar Sudoski (PSD) ocupou a tribuna da Câmara para anunciar sua desistência da candidatura minutos antes da votação.

Disse que a decisão havia sido tomada em consenso com as principais lideranças do seu partido, com o objetivo de a sigla tentar o comando da presidência daqui um ano. “Fica publicamente acertado que o PSD está de portas abertas para formar uma chapa para 2016”, frisou.

Ainda declarou seu voto em Baiano. “Você já é o novo presidente, será eleito por unanimidade”, previu.

Companheiros de PSD, como Paulo Glinski e Osmar Oleskovicz, enalterceram a postura de Sudoski até como forma de manter a unidade entre os vereadores.

“Vereador é o parachoque da comunidade”, diz Gil Baiano em seu discurso

Um dos poucos presidentes eleitos por unanimidade na história do legislativo canoinhense, Gil Baiano ocupou a tribuna e fez menção a sua origem humilde e sobre o amuderecimento pessoal e político que obteve nos seis anos como vereador. “Aprendi muito com aqueles que estão na Câmara há mais tempo do que eu”, confessou.

Natural da localidade de Fartura, interior de Canoinhas, disse que procurou se aperfeiçoar ao longo dos anos, sendo por meio de cursos especificos sobre o papel do vereador ou através da  faculdade de Gestão Pública. “Me ajudaram a entender e ter conhecimento do que faz um vereador. Perceber que não faz e acontece, mas sim que o vereador é o parachoque da comunidade”, explicou.

Ao agradecer a confiança dos colegas de Casa, afirmou estar preparado para comandar o legislativo a partir de 1º de janeiro de 2015. “Minha gestão será tão transparente quanto a daqueles que me antecederam na presidência nos últmos anos”, garantiu Baiano, ao solicitar o apoio dos demais vereadores para administrar a Câmara.

Gil Baiano está em sua segunda legislatura seguida como vereador titular, sendo que no ano de 2011 foi vice-presidente da Câmara.

Acompanharam a eleição da mesa diretora o vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB); o vereador licenciado e secretário municipal de Habitação, Célio Galeski; o secretário municipal de Obras, Bene Carvalho e o ouvidor da prefeitura, João Ary Krautchychyn.

Jornalista Rodrigo Melo – MTB/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134