Gestão eficiente da Unidade de Saúde UPA 24 horas foi tema de requerimento

por Assessoria de Imprensa última modificação 15/06/2023 14h55

Gestão eficiente da Unidade de Saúde UPA 24 horas foi tema de requerimento

O requerimento destaca a importância do gerenciamento, tanto em termos operacionais quanto financeiros, para que a unidade se mantenha funcionando de modo eficiente. Além disso, solicita ao Executivo Municipal que informações que os vereadores acham necessário

Durante a 32ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 13, os vereadores Tati Carvalho, Zenilda Lemos, Willian Godoy, Professor Osmar, Wilmar Sudoski, Mauricio Zimmermann e André Flenik, foram autores do requerimento de nº 365/2023 qual tem como redação: considerando o edital de chamamento público 01/2023 que tem por objeto, CONVOCAÇÃO PARA QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS-SC;
O referido edital tem como uma de suas justificativas a seguinte consideração: Considerando a necessidade no Município de Canoinhas no que diz respeito à gestão eficiente da Unidade de Saúde UPA 24 horas; Solicitamos os seguintes questionamentos e esclarecimentos:
1- Por qual motivo o estudo que trataria da viabilidade do referido chamamento ainda não foi apresentado a essa casa? O mesmo já foi solicitado por duas vezes.
2- O referido estudo já chegou a alguma conclusão?
3- Essa conclusão gera mais eficiência no atendimento à população?
4- Já se sabe se essa medida irá gerar economia aos cofres públicos? Caso o custo seja mais alto, há uma certeza de que os serviços serão melhorados? Baseado em quais evidências?
5- Segundo a própria justificativa do edital, a municipalidade argumenta a necessidade de uma “gestão eficiente”, sendo assim, quais medidas foram tomadas pelo poder executivo no que se refere a eficiência da UPA, essas medidas (se existentes), não geraram nenhum efeito prático de melhora no atendimento?
6- Em algum momento de todo esse processo os funcionários da UPA foram chamados para que pudessem dar sugestões e contribuir com a melhoria do atendimento?
7- Caso esse processo se concretize, como o município tem organizado a realocação dos profissionais que trabalham na UPA? Existe um planejamento para que os mesmos possam prestar serviços e sejam úteis em outros locais? Apresentar detalhadamente o planejamento.

O requerimento foi encaminhado como ofício à Prefeita Municipal, e à Secretária Municipal de Saúde, Francieli da Costa Colla.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199