Galeski quer informações sobre o número de alvarás provisórios de taxi emitidos este ano

por admin última modificação 08/03/2018 21h12
Pelo requerimento de autoria do presidente da Câmara, também são solicitados os nomes dos beneficiários e quantos deles estão em débito com a municipalidade

A falta de uma lei municipal que normatize e de garantias do exercício da função de taxista em Canoinhas faz com que os vereadores derrubem, com frequência, vetos do prefeito municipal a projetos de lei de origem do Legislativo e que concedem alvarás provisórios para a prática da atividade.

Tão logo acontece a promulgação da lei por parte da Câmara, o exercício da função é resolvida por tempo determinado, o que traz insegurança à classe dos taxistas.

Presidente da Câmara, vereador Célio Galeski (PR), se manifestou sobre o assunto na sessão ordinária realizada na noite de quinta-feira, 12. Ele elogiou a iniciativa que o Legislativo vem tendo ao longo dos anos em atender, mesmo que de forma precária, os interesses dos profissionais e também da comunidade que necessita dos serviços oferecidos pelos taxistas. “É uma situação que se arrasta há anos por falta de regulamentação”, comentou.

Galeski lembrou que a antiga administração municipal chegou a lançar edital de concorrência pública para regularizar o exercício da atividade, mas que o documento foi suspenso a pedido dos próprios taxistas. Uma das alegações para a solicitação, na época, foi um possível favorecimento de pessoas jurídicas em detrimento das físicas.

Como forma de buscar informações complementares sobre a atividade no município, o vereador está direcionando requerimento ao prefeito Beto Faria (PMDB) e ao diretor de Tributos, Gláucio Emilio de Paula e Silva, para saber quantos alvarás de taxi foram emitidos este ano, o nome dos beneficiários e quantos deles estão em débito com a municipalidade.

Conforme o presidente da Câmara, existem denúncias de que beneficiários com alvarás provisórios estariam comercializando vagas em alguns pontos da cidade. Sendo assim, ele disse que as informações a serem repassadas pela prefeitura servirão para averiguar a veracidade ou não daquilo que chegou ao seu conhecimento.

Melhorias

Ainda na sessão ordinária de quinta-feira, 12, Célio Galeski (PR) apresentou três indicações a setores da municipalidade.

À secretaria de Obras está pleiteando o patrolamento, alargamento e a colocação de cascalho ou pedra brita em todas as ruas que ficam no entorno da escola municipal Ney Pacheco de Miranda Lima, no bairro Boa Vista.

Está solicitando que a secretaria de Planejamento determine a construção de abrigo para passageiros em frente à Loja Canto Gaúcho, que fica próxima ao trevo da BR-280, no bairro Piedade.

Ao Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan) está sugerindo a construção de lombada na estrada Dona Francisca, entre a praça João XXIII e a madeireira Fedalto, no bairro Alto das Palmeiras.