Galeski propõe a criação da Secretaria Municipal de Habitação

por admin última modificação 08/03/2018 21h12
Vereador diz que pasta facilitaria a busca de recursos nas esferas de governo estadual e federal

O déficit habitacional é uma das principais preocupações do vereador Célio Galeski (PSD), tanto que, na sessão ordinária de segunda-feira (10), ele chegou a propor uma medida para ao menos amenizar o problema no município. “O certo seria criar uma Secretaria Municipal de Habitação. Se não for possível nesse governo, que seja no próximo, mas o importante é podermos contar com essa pasta”, afirmou.

O vereador justificou a proposta dizendo que a pasta de Habitação facilitaria a busca de recursos nas esferas estadual e federal. “O município não tem como sanar esse problema sozinho. Ai que entra essa secretaria, que ficaria responsável pela elaboração dos projetos e pela captação e recebimento das verbas”, explicou.

Galeski acredita que mais de 2.200 famílias aguardam na fila de espera por uma moradia. Segundo ele, são dados extraoficiais, mas que realmente preocupam. “Programas anteriores beneficiaram uma série de famílias. Porém, com o passar dos anos, aumentaram a população e também as necessidades das pessoas. Exemplo disso, é que filhos daqueles que foram beneficiados anos atrás, hoje também aguardam na fila por uma casa”, ressaltou.

A escolha das famílias beneficiadas com casas populares é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo Fundo Rotativo Habitacional de Canoinhas (Frohab).