Galeski promete rigor na fiscalização de recursos aplicados na recuperação da SC-303

por admin última modificação 08/03/2018 21h12
Presidente da Câmara diz que solicitará prestação de contas por parte da ADR Canoinhas tão logo os trabalhos terminem na estrada que liga a BR-280 em Canoinhas a Timbó Grande

A SC-303, que liga a BR-280 em Canoinhas ao município de Timbó Grande, voltou a ser tema de debate na Câmara Municipal durante a sessão ordinária de segunda-feira, 18.

Mas o assunto, agora, foi o trabalho de recuperação da rodovia que estava praticamente intransitável em diversos pontos de seus 40 quilômetros de extensão.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Célio Galeski (PR), os moradores de localidades como Rio da Areia do Meio, Rio dos Pardos, Serra das Mortes e Barra Mansa, têm aprovado os serviços de patrolamento da estrada e de abertura de valas nas laterais da pista. Os trabalhos vem sendo realizados pelo Departamento de Infraestrutura do Estado (Deinfra).

Mas para que a rodovia suporte o intenso fluxo de veículos pesados, principalmente de caminhões carregados com madeira, é que Galeski defende o empedramento de toda sua extensão. “Existe esta promessa”, ressaltou.

O vereador disse que recebeu do gerente executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, a confirmação de que a estrada receberá pedras em sua totalidade. “Foi um compromisso assumido e que iremos cobrar firmemente”, garantiu.

Motivo de constantes reclamações e até de bloqueios do trânsito devido a sua precariedade, como aconteceu no mês de fevereiro e, em anos anteriores, a rodovia parece ser uma fonte inesgotável de consumo de recursos públicos. “Já foi investido muito dinheiro lá. Além do que, muitos dos recursos que diziam ter sido destinados, nunca chegaram”, comentou o presidente da Câmara.

Só em 2015, segundo informações da ADR Canoinhas, o Governo do Estado teria aplicado R$ 558 mil na recuperação da rodovia. Apesar do alto investimento, Galeski colocou em xeque a qualidade do serviço realizado no ano anterior e prometeu rigor na fiscalização dos recursos atualmente aplicados.

Tão logo os trabalhos sejam finalizados, o vereador afirmou que a Câmara irá solicitar a prestação de contas por parte da ADR Canoinhas, a fim de comparar os valores investidos com os serviços executados e materiais usados na recuperação.

Quem também se manifestou sobre o assunto foi a vereadora Cris Arrabar (PR). Ela afirmou que tem conversado com moradores daquela região do município e que a maioria tem elogiado o trabalho que vem sendo feito. Único porém, segundo ela, é a colocação de cascalho e não de pedras em alguns pontos da rodovia. “Se ficar assim, é complicado e não vai resolver”, acrescentou.

João Grein (PT) celebrou a recuperação da estrada e valorizou a iniciativa da Câmara, no final de 2014, que realizou audiência publicar para tratar e levantar questões sobre a situação da malha viária do interior.

Foi com base em informações e fotografias que retratavam as condições da estradas, inclusive da SC-303, é que a Câmara protocolou denúncia e o Ministério Público impôs prazos para que o município e o Estado promovessem as melhorias necessárias. “É preciso valorizar e enfatizar a importância dessa Casa ao reivindicar, fiscalizar e pedir”, observou Grein.