Galeski diz que condições climáticas têm prejudicado atuação da secretaria de Obras

por admin última modificação 08/03/2018 21h11
Secretário reclama ainda da falta de material e da precariedade com que herdou o maquinário

Secretário de Obras Célio Galeski ocupou a tribuna livre da Câmara, na noite de segunda-feira, 26, para apresentar um breve balanço das atividades executadas pela pasta nestes oito primeiros meses de governo. Apontou as condições climáticas desfavoráveis como sendo o principal empecilho do setor e até pediu ajuda divina. “Tem sido um ano atípico, com muita chuva, enchente e até neve e isso tem nos atrapalhado muito. Espero que São Pedro nos auxilie a partir de agora e nos deixe trabalhar”, frisou.

Também relacionou a falta de material (cascalho, pedra e pedra brita) e a precariedade com que herdou o maquinário como motivos para a demanda de serviços que ficou acumulada na cidade e no interior.

Segundo ele, mais de R$ 500 mil tiveram que ser investidos na recuperação de patrolas, escavadeiras hidráulica, caminhões e demais equipamentos do setor para que pudesse colocá-los em operação. “Por mais que se diga que tenha adquirido maquinário novo nos anos anteriores, tivemos que recuperar grande parte dele. Só em pneus foram gastos cerca de R$ 250 mil. A falta de manutenção preventiva fez com que máquinas ficassem paradas e, assim, prejudicasse o andamento de obras em diversos pontos do município”, argumentou.

Quando estiver em pleno funcionamento, Galeski acredita que o britador da localidade Rio do Pinho terá capacidade de produzir material suficiente para suprir a demanda. “A expectativa é normalizar os atendimentos nas zonas rural e urbana em até seis meses. Por isso que peço a compreensão da comunidade”, afirmou. O equipamento ficou meses parado para reforma, ainda passa por ajustes e deve operar com a produção diária de 250 metros cúbicos de pedra.

O secretário ainda destacou o aterro concluído na estrada geral que passa pela localidade de Entre Rios e anunciou para breve a realização de obras semelhantes nas comunidades de Arroios, Rio dos Pardos e Taunay. “São serviços aguardados há muitos anos, que faziam parte do plano de governo do atual prefeito e que está sendo realizado a partir de agora”, ressaltou.

Ele ainda elencou o patrolamento de estradas e a abertura de bueiros nas localidades de Rio do Tigre, Encruzilhada, Pinheiros, Alto de Pinheiros e Taquarizal como serviços recentemente concluídos pelo setor. “Lugares que há muito tempo não recebiam melhorias”, reconheceu o secretário.