Galeski cobra cópias da documentação referente aos reparos feitos na SC-303

por admin última modificação 08/03/2018 21h11
Vereador presidente e moradores de localidades limítrofes a estrada estiveram reunidos com o secretário executivo da ADR Canoinhas

Durante reunião na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) na tarde de segunda-feira, 20, vereador presidente Célio Galeski (PR) solicitou cópias do contrato e das planilhas de serviços executados e valores já quitados junto à empresa contratada pelo Estado para fazer a recuperação emergencial da rodovia SC-303, que liga Canoinhas a Timbó Grande.

A iniciativa foi tomada em virtude das péssimas condições de tráfego em diversos pontos da estrada. Outro fato que motivou o pedido foi a denúncia de moradores do distrito de Pinheiros de que os trabalhos haviam sido paralisados pela empresa devido à falta de pagamento por parte do Governo do Estado.

Com dificuldades de acesso, principalmente pelos atoleiros formados em dias de chuva, uma comissão de moradores prometia bloquear a rodovia, a exemplo do que já ocorreu no início deste ano. No entanto, mudaram de ideia após o secretário executivo da ADR, Ricardo Pereira Martin, prometer de que em breve os 40 quilômetros de estrada terá condições de tráfego.

Natural da localidade de Barra Mansa, uma das localidades limítrofes a estrada, Galeski fez coro às reclamações dos moradores. “Fui para lá na quinta-feira e quando retornei, no outro dia, já tinham mais de 20 pontos com dificuldade de passagem”, frisou, ao cobrar explicações sobre uma possível interrupção dos serviços.

Martin, por sua vez, garantiu que a recuperação da estrada vem obedecendo o cronograma pré-estabelecido. Segundo ele, o Estado já investiu R$ 233 mil em trabalhos de patrolamento, abertura e limpeza de valas e bueiros, além da colocação de cascalho. O representante da empresa que executa os reparos afirmou que os trabalhos, nesta primeira etapa, foram além do que constava no contrato e negou a interrupção.

Outros R$ 100 mil devem ser aplicados na construção de bueiros e na aquisição e colocação de material no leito da via. Para o secretário executivo, o recurso ainda disponível em caixa não é suficiente para sanar totalmente os problemas, apesar de acreditar que a rodovia terá plenas condições de tráfego nos próximos meses.

Galeski solicitou a interferência de Martin junto à Policia Rodoviária Estadual, visando o controle do tráfego de caminhões pela estrada em dias de chuva, principalmente, aqueles carregados de madeira.

Na semana passada o vereador esteve reunido com responsáveis pelas empresas que realizam a retirada de pinus e eucalipto e com líderes comunitários das localidades do distrito de Pinheiros. Na ocasião ficou acertado que os veículos não circulariam pela rodovia em dias chuvosos. “Quem não cumprir o que foi acordado tem de ser penalizado”, ressaltou.

Fones: 47 3622 3396/8805 5134