Fumicultores querem diminuição das classes do tabaco e maior participação nas negociações

por admin última modificação 08/03/2018 21h11
Vereador João Grein intermediou reunião com mais de 60 produtores de fumo da região de Canoinhas

A diminuição das 40 classes de classificação de fumo para no máximo 16 pautou grande parte do evento que reuniu, na manhã de sexta-feira, 20, mais de 60 produtores de tabaco da região.

O debate, no entanto, poderia ter sido mais bem aprofundado caso as fumageiras tivessem participado. Intermediador do encontro que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, vereador João Grein (PT) criticou a postura adotada pelas empresas. “Todas haviam confirmado participação através de representantes, mas nenhuma delas apareceu. Isso foi um desrespeito com os agricultores”, repudiou.

Vereador Renato Pike (PR) também acompanhou a reunião. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Joércio Milke, representou o prefeito de Canoinhas e vice-presidente da Associação dos Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Beto Faria (PMDB).

Os participantes defenderam a presença de um funcionário da prefeitura ou do Estado, com conhecimento técnico, no momento da classificação do fumo por parte das empresas. Fazendo isso, eles acreditam que diminuiria a discrepância hoje existente entre o que realmente vale o produto e o que as fumageiras oferecem ao produtor. “Os fumicultores precisam ter maior participação na negociação e a presença desses profissionais iria dar suporte para que isso ocorresse”, explicou Grein.

Também foi discutido sobre o compromisso de as empresas fumageiras adquirirem toda a produção cadastrada, inclusive, o fumo baixo pé.

Outro ponto levantando na reunião foi a participação efetiva das entidades ligadas a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf – Sul), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento das Mulheres Agricultoras (MMA) nas discussões da Amprotabaco.

Conforme Grein, a ideia agora é solicitar o apoio de empresários e funcionários do comércio, para que a mobilização dos agricultores ganhe mais força. “É uma tentativa de sensibilizarmos os agentes do comércio, afinal, a crise na fumicultura é sentida fortemente na economia do município”, garantiu.

O evento contou a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e demais entidades ligadas a Fetraf-Sul, das prefeituras e de Câmaras de Vereadores da região.