Fumicultores lesados são orientados a ingressar com ações judiciais contra empresa

por admin última modificação 08/03/2018 21h11
Decisão foi tomada durante reunião na Câmara Municipal de Canoinhas; Vereador João Grein coordenou o debate

Fora a tomada de empréstimos não autorizados feitos em seus nomes junto ao Banco do Brasil, que os deixou negativados junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, um grupo de produtores de tabaco de Canoinhas e região também acusam a Indústria de Tabacos e Agropecuária Ltda (Intab) de outro suposto calote.

Durante reunião na Câmara Municipal de Canoinhas, na tarde de sexta-feira, 23, os agricultores informaram que ainda não receberam da empresa pagamentos referentes à comercialização do fumo da última safra. Os valores variam de R$ 5 mil a R$ 40 mil por produtor. “Os produtores vivem um momento de insegurança, pois além de não terem recebido, ainda têm contrato com a fumageira para a próxima safra”, comentou o vereador João Grein (PT), que coordenou o debate.

Impedidos

A maioria dos fumicultores só tomou conhecimento da dívida junto ao banco quando da tentativa de renovação do crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Líderes na produção de tabaco, o Alto Vale do Itajaí e o Planalto Norte são as regiões catarinenses com o maior número de agricultores lesados.

Segundo Grein, levantamentos preliminares feitos pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar na Região Sul (Fetraf – Sul), estimam prejuízos de aproximadamente R$ 10 milhões em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os dois estados contam com unidades da fumageira.

Orientação

No encontro ficou definido que o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Planalto Norte (Sintraf) e a Fetraf – Sul irão orientar seus associados a ingressar individualmente com ações judiciais contra a empresa.

As duas entidades também deverão encaminhar denúncia ao Ministério Público Federal.

Além dos fumicultores, ainda participaram da reunião os representantes do Sintraf do município de Santa Terezinha e do deputado estadual Dirceu Dresh (PT).

Mesmo sendo convidados, os representantes da unidade da empresa, em Canoinhas, não compareceram e nem encaminharam soluções para o impasse.

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134