Fiscalização de asfaltos, reabertura do Hemosc e limpeza de terrenos são temas votados por vereadores em Sessão Ordinária

por admin última modificação 08/03/2018 21h11
Os edis estiveram reunidos na noite desta segunda-feira na Câmara para apreciar os textos

Os vereadores de Canoinhas se reuniram na noite desta segunda-feira (6), em sessão ordinária, e discutiram algumas questões. A primeira foi trazida no pequeno expediente por Coronel Mário Erzinger (PR), que solicitou, devido ao alto índice de acidentes na região, a instalação de faixas elevadas no trecho entre as ruas Frei Menandro Kamps e Marechal Floriano, no centro.

O vereador Chico Mineiro (PR) também comentou sobre melhorias de vias, mais especificamente com relação à Sérgio Gapski, solicitadas por Erzinger. De acordo com Chico, é importante pedir a melhoria de todas as vias que dão acesso à encenação da Paixão de Cristo, realizada no Salto da Água Verde. Norma Pereira (PSDB) aproveitou e sugeriu a colocação de cargas de cascalho na Rua João Muller, para facilitar o trabalho dos caminhoneiros.

A vereadora Norma ainda comentou sobre uma indicação de Telma Bley (PMDB), afirmando que em novembro foi instalado asfalto na via conhecida popularmente como “rua do valetão” e que ele já está danificado, tendo a empresa de ser comunicada. Telma confirmou a necessidade de fiscalização.

Wilmar Sudoski (PSD), presidente da Casa, trouxe à tona a travessia das ruas Paula Pereira e 3 de Maio, no Arroio Monjolo, que tem muitas galerias que, ao longo do tempo, ficam repletas de “entulhos”. Ele sugeriu uma limpeza periódica e uma manutenção. Sudoski ainda falou sobre a maneira estreita como novas ruas vem sendo construídas, dificultando a passagem dos carros. Ele sugeriu, então, que seja aumentada a largura das vias.

A vereadora Telma Bley interveio pelo distrito de Felipe Schmidt, onde há uma antiga praça que, segundo ela, pode ser revitalizada e dar lugar a uma academia ao ar livre.

Projetos de Lei

Nesta segunda foram votados dois projetos de lei. Em segunda votação foi apreciado o de número 19/2017, de autoria do vereador Paulo Glinski (PSD), que denomina de via pública Leopoldo Konig. O PL foi aprovado por unanimidade.

Todos os edis também aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei nº 026/2017, de autoria de Norma Pereira, que inclui vagas de estacionamentos para gestantes.

Requerimentos

A vereadora Camila Lima (PMDB) é autora do primeiro requerimento apreciado. O texto de nº 105/2017 requer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente que informe se a manutenção do imóvel do Conselho Comunitário de Segurança da Cohab 4 é de responsabilidade do município ou do estado; por que ele está abandonado (caso seja de responsabilidade do município) e que o setor responsável seja comunicado (caso seja responsabilidade do estado). Camila lembrou que, devido ao matagal, há riscos de proliferação de doenças e animais peçonhentos, o que traz riscos aos moradores.

O requerimento nº 106/2017 também é de autoria de Camila e pede informações sobre a falta de limpeza e manutenção de terrenos baldios e escolas públicas municipais.

O presidente Wilmar Sudoski, é o autor do texto nº 107/2017, que requer à prefeitura cópia dos contratos entre o poder público e o Hospital Santa Cruz. De acordo com ele, é importante saber quantos contratos existem para detectar quanto o município gasta com isso.

O requerimento nº 108/2017, de Camila Lima, requer que a Secretaria da Educação encaminhe documento que esclareça qual a demanda de vagas para crianças de 0 a 4 anos no município. A vereadora explicou que quer saber qual o motivo da falta de vagas nas creches.

Já o requerimento nº 109/2017, de autoria de Norma Pereira, requer informações sobre o rompimento do convênio com o case Sebrae e entre a prefeitura e Associação Comercial e Industrial (Acic) e de que forma está sendo gerida a renovação do convênio. De acordo com Norma, os futuros empreendedores merecem passar por treinamentos. O edil Wilmar Sudoski enaltecendo a importância do Sebrae para o empreendedores, disse que é preciso apostar mais no Planalto Norte, que é bastante carente de investimentos, e pediu para também assinar o requerimento.

Norma Pereira também escreveu o requerimento nº 110/2017, que encaminha documento ao secretário da Saúde de Santa Catarina, dr. Vicente Caropreso, solicitando a reabertura do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) em Canoinhas. Ela contou que esteve reunida com o secretário e que ele não sabia da existência da estrutura da Adosarec na cidade.

O vereador Paulinho Basílio (PMDB) trouxe o requerimento nº 111/2017, requer que pede os nomes e contatos dos presidentes das APPS de escolas municipais.

Toda a edilidade escreveu o requerimento nº 112/2017, que registra voto de profundo pesar pelo falecimento do senhor Oscar Conceição, ocorrido em 6 de março de 2017. Paulinho Basílio pediu a palavra para realizar homenagem a quem ele chamava de amigo, padrinho de filiação e “avô postiço”. O vereador ainda pediu aos vereadores que o próximo espaço público a ser inaugurado em Canoinhas leve o nome de Conceição. Norma Pereira também manifestou sua homenagem. De acordo com ela, senhor Oscar teve importância ímpar para com o município.

O requerimento nº 113/2017, de autoria de Paulinho Basílio, Camila Lima e Telma Bley, sugere à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, que as multas aplicadas pela Fatma na cidade sejam destinadas à construção do Parque da cidade.

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Explicações pessoais

Paulo Glinski, Zenici, Coronel Mário, Telma Bley e Wilmar Sudoski utilizaram o espaço dedicado às explicações pessoais para registrar suas homenagens a Oscar Conceição. Eles ressaltaram as colaborações que Conceição teve para com a sociedade canoinhense e lastimaram muito a perda.

Zenici Dreher (PR) usou o espaço ainda para compartilhar o convite para o evento Viva Mulher, a ser realizado em 11 de março (sábado), das 8h ao meio-dia, ao lado da Praça Oswaldo de Oliveira, onde as participantes vão contar com eventos de prevenção, palestras, consultorias, oficinas, massagem, maquiagem, jogos, entre outras atividades.

Mário Erzinger, após elogiar a atuação de Gil Baiano à frente da Secretaria Municipal de Obras, lastimou a revogação da lei que restringe o consumo de álcool nas ruas da cidade, que ficou sabendo através das redes sociais, e disse que, quando há cidadãos bebendo nas vias, o índice de crimes aumenta bastante.

Telma Bley, ao cumprimentar as mulheres pelo seu dia, convidou todas a participar do jantar das mulheres do Canoinhas Tênis Clube, que acontece na noite desta terça-feira (7), a partir das 19h30.

Norma Pereira também fez um convite. Ela chama os canoinhenses a participarem da Rota das Capelas, em 26 de março, para fomentar o turismo regional e divulgarem o passeio, que dá direito, além das visitações, a café da manhã, almoço e janta.

Por fim, Wilmar Sudoski, assim como Coronel Mário, comentou a inconstitucionalidade do projeto que proíbe que canoinhenses consumam bebidas em vias públicas. “É uma pena, pois estava tão calma nossa cidade”, lastimou.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Dayane Wolff

Fones: 47 3622 3396/ (41) 99928-4004