Fechamento de estrada no interior repercute durante sessão ordinária da Câmara

por admin última modificação 08/03/2018 21h11
Célio Galeski culpa tráfego caminhões carregados em dias de chuvas pelas péssimas condições das vias; João Grein sugere audiência pública para tratar do assunto

O intenso tráfego de caminhões carregados com toras de pínus e de eucalipto tem danificado estradas por todo o interior do município. A situação mais preocupante, no entanto, é nas vias públicas que ficam no entorno da localidade da Barra Mansa, onde os moradores têm ficado isolados principalmente durante e após os períodos de chuvas.

Com o transporte da produção agrícola e dos alunos constantemente prejudicados, moradores locais resolveram fazer uma fogueira como forma de interromper o acesso principal entre as comunidades de Paiol Novo e Taquarizal. O objetivo do manifesto que aconteceu na tarde de segunda-feira, 06, foi o de chamar a atenção das autoridades.

O assunto foi pauta durante a sessão ordinária da Câmara de Canoinhas. Na tribuna, o vereador presidente Célio Galeski (PR) criticou empresa sediada em Três Barras e que mesmo em dias de chuva, insiste em transportar as toras de pínus retiradas de reflorestamentos nas comunidades situadas no distrito de Pinheiros. “Não recolhe impostos em Canoinhas e ainda estraga as nossas estradas”, disparou.

Atendendo à solicitação dos moradores, o vereador foi in loco verificar o problema. Antes disso, esteve na secretaria de Obras onde pediu providências emergenciais para as estradas de Paiol Novo, Taquarizal, Campo dos Buenos, Campina dos Ribeiros, Sitio dos Correias, Fazenda Evasa e Campo dos Pontes. “Faz uns dois anos e meio que as máquinas não passam por lá”, frisou, ao também lamentar a falta manutenção das vias por parte do município.

Na mesma tarde foram deslocadas uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira até o distrito. O setor de Obras se comprometeu em iniciar a recuperação das estradas já nesta terça-feira, 07. “Mas e depois, como fica?”, questionou, ao lembrar que os caminhões continuarão trafegando em dias de chuva e, em muitos casos, até com peso excedente.

Mesmo tendo consciência da importância econômica dos reflorestamentos para o município e região, Galeski entende que precisa haver a contrapartida dos transportadores visando a conservação do patrimônio público. “Já que as utilizam, então que ajudem o município a manter as estradas trafegáveis, tendo consciência e não deixando seus caminhões circularem em dias de chuva”, comentou.

Pensamento semelhante tem o vereador João Grein (PT), que também ocupou a tribuna para manifestar apoio aos agricultores radicados naquela região do município.

De acordo com ele, a precariedade das estradas interioranas é tema constante de debates e de cobranças nas sessões ordinárias da Câmara. “Inclusive já realizamos audiência pública para tratar do assunto e fizemos denúncia ao Ministério Público”, lembrou.

Grein não descarta a possibilidade da Câmara promover outra audiência pública mas, desta vez, reunindo os proprietários de empresas que fazem a retirada de madeira do interior. O objetivo é conscientizá-los de que alguma forma é preciso contribuir com o município para a conservação das vias públicas.