Vereadores cobram melhorias do Estado na SC 477 na SC 120 e ao DNIT vai pedidos de melhorias na BR 280

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/10/2023 15h27

É positivo ver que os vereadores de Canoinhas estão atuando em prol das melhorias nas rodovias que cortam a cidade, demonstrando preocupação com a infraestrutura viária e a segurança dos cidadãos, esperamos que os pedidos sejam atendidos e resultem em melhorias efetivas na infraestrutura viária da região e na segurança dos usuários das estradas

Os vereadores de Canoinhas aprovaram requerimentos na sessão desta terça-feira, 17, relacionados às condições das rodovias que cortam a cidade. Os focos principais foram as SCs 477,120 e BR 280, trecho em Canoinhas.

Requerimento de nº 648/2023 de autoria do edil Roberto Todt, requer que seja encaminhado ofício à Engenheira Responsável pelo DNIT – Mafra, Adilene Adratt, em razão das obras de revitalização que estão sendo executadas ao longo da BR 280 no trecho entre as cidades de Mafra e Porto União, solicita informar sobre a previsão de recuperação e melhorias no trecho que corta o município de Canoinhas, destacando a necessidade urgente das seguintes providências:
1-  Avaliação pós enchente da estrutura e necessidade de manutenção das Pontes sobre o Rio Canoinhas e Rio dos Pardos bem como sua sinalização e identificação;
2- Sinalização no Trevo de  acesso secundário do Bairro Água Verde, assim como no sentido contrário a indicação da entrada na cidade via Campo da Água Verde;
3- Ainda no trevo da Água Verde, estudar o alargamento  do acesso/conversão para quem entra para a empresa Cia Canoinhas de Papel, inclusive, cortar/chanfrar o  barranco para visualização segura deste,  pois veículos em geral, devem sair repentinamente em curva de aproximadamente 180 graus;
4- No trevo Principal (Portal), providenciar sinalização de acesso principal a cidade/centro, bem como a substituição das placas já existentes, porém danificadas.
5- No Trevo do bairro Piedade/Parque Exposições Agropecoindustrial José João Klempouz, providenciar placas indicando acesso secundário para a cidade, Parque Exposições, Trevo de acesso a Canoinhas e a Três Barras em frente, via BR 280, determinando ainda que seja realizado o reperfilamento do asfalto na extensão do trevo, bem como o nivelamento entre o término do asfalto / início acostamento, tanto no trevo quanto na extensão da BR até a entrada do Galpão Missioneiro;
6- Nivelamento acostamento, em ambos os lados do trecho compreendido entre a Ponte do Rio Água Verde até a Rua João Muller e, ainda, a construção de um trevo alemão ou outra solução técnica, para a rua João Muller,  isto em face do grande movimento de cargas pesadas (animais, madeira, grãos, etc);
7- Colocação de placas indicando acesso ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas e Pronto Atendimento.

Já os vereadores Wilmar Sudoski, Willian Godoy, Professor Osmar, Roberto Todt, Tati Carvalho e Zenilda Lemos, foram autores do requerimento de nº 653/2023, eles requerem que seja encaminhado ofício ao Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, solicitando que enquanto não é realizada a revitalização completa da SC 477, que assim que possível sejam tomadas providências urgentes na recuperação da SC 477 e como medida emergencial uma operação tapa buracos.

Wilmar Sudoski, Willian Godoy e Professor Osmar, requerem que seja encaminhado ofício aos Deputados Federais Darci de Matos e Ismael dos Santos, apontando que devido às chuvas torrenciais têm provocado sérios danos em nosso município, resultando em inundações, destruição de moradias e infraestrutura local, bem como colocando em risco a segurança e a vida dos nossos cidadãos. Diante dessa situação crítica, torna-se essencial buscar recursos imediatos para lidar com os prejuízos e garantir a recuperação e reconstrução da nossa comunidade. Neste contexto, solicitamos interceder juntos aos ministérios competentes, pleiteando a alocação urgente de recursos necessários para atender as demandas emergenciais do município de Canoinhas.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199