Economia da Câmara, em diárias, é a maior dos últimos 14 anos

por admin última modificação 08/03/2018 21h09
Devolução à prefeitura é recorde, superando R$1,1 milhão; Presidente do legislativo canoinhense presta contas do exercício 2013

Ao assumir a presidência da Câmara Municipal de Canoinhas, em 1º de janeiro deste ano, vereador Renato Pike (PR) estabeleceu duas metas de gestão: manter o processo de transparência iniciado na legislatura anterior e reduzir os gastos sem prejudicar a eficiência dos trabalhos. Para tanto, adotou medidas que, ao seu modo de ver, seriam essências para chegar aos números recordes em economia e devolução.

Durante prestação de contas do exercício 2013 realizada na noite de quarta-feira, 18, no plenário da Câmara, o vereador apresentou números de sua gestão que expira em 31 de dezembro. O processo de economia implantado está devolvendo aos cofres públicos municipais o valor de R$ 1.121.277,22. Ou seja, 26,37% do duodécimo repassado à Câmara está retornando à prefeitura.

Economia

Para o vereador, a medida mais importante para se chegar ao valor economizado foi a de cortar a liberação de diárias aos vereadores e funcionários. “Somente as viagens de extrema necessidade passaram a ser custeadas”, enfatizou. Com a ação, a Câmara teve, por exemplo, gastos 14 vezes menores que os registrados no ano de 2009 (R$ 195.724,68) e 10 vezes menores se comparado ao exercício de 2010 (R$ 147.794,68).

Despesas com diárias, este ano, foram de R$ 13.764,95. O valor é quase três vezes menor que os gastos do ano passado que ficaram em R$ 38.231,99. “É a maior economia já registrada nos últimos 14 anos se tratando de diárias”, enalteceu o vereador Renato Pike.

Se tratando da aquisição de material de consumo, o valor gasto este ano é 34,55% menor que o despendido em 2009, ano que abriu a legislatura anterior.

Eficiência

O exercício de 2013 foi produtivo também na análise e a apreciação de matérias. A eficiência dos trabalhos pode ser comprovada pelo número de projetos de lei aprovados: foram 206, dos quais, 160 de autoria do executivo municipal. No ano anterior haviam sido apreciados 130.

Também foram aprovados 20 projetos de resolução, cinco projetos de lei complementar e dois projetos de decreto. Vereadores apresentaram e votaram 388 requerimentos e 402 indicações. Foram rejeitados cinco vetos do executivo municipal e promulgados pela Câmara 14 projetos de lei.

Vereador Renato Pike (PR) foi autor de 22 projetos; Wilmar Sudoski (PSD) de 12; Cris Arrabar (PT) de 10; Bene Carvalho (PMDB) de oito; João Grein (PT) de seis; Chiquinho da Silva (PMDB) de quatro; Paulo Glinski (PSD) de quatro e Neno Pangratz (PP) de um. A mesa diretora foi autora de quatro projetos e a comissão de finanças e orçamento de um.

Durante o ano foram realizadas 81 sessões ordinárias e 31 extraordinárias sem remuneração. “Sempre que houve a necessidade, os vereadores se reuniram para dar celeridade aos projetos de tramitavam pela Casa em regime de urgência. Vale lembrar que os vereadores foram parceiros, tanto na efetivação dos trabalhos, como no respeito ao dinheiro público. E isso eu tenho que enaltecer e agradecer”, finalizou o presidente.

O ato de prestação de contas foi acompanhado pela imprensa, prefeito Beto Faria (PMDB); secretário municipal de Administração, Finanças e Orçamento, Argos José Burgardt; tenente coronel Mário Renato Erzinger, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, vereadores e pessoas da comunidade.

Todas as informações inerentes a prestação de contas podem ser encontradas no portal da Câmara Municipal, através do endereço www.canoinhas.sc.leg.br/transparencia.