DNIT assegura instalação de redutores de velocidade na travessia urbana de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h09
Supervisor regional descarta, durante encontro, a realização de obras prometidas para este ano; Vereadores se manifestaram contra o engenheiro civil do departamento

Depois de a Câmara encaminhar requerimento cobrando medidas de segurança no perímetro urbano da BR-280, em Canoinhas, o supervisor da Superintendência Regional do Departamento de Infraestrutura e Transportes (DNIT), engenheiro civil Jeferson Bittencourt, assegurou a instalação de redutores de velocidade em pelo menos três locais entre a ponte sobre o Rio Água Verde e o trevo com a SC-477.

A confirmação partiu durante reunião na prefeitura do município na terça-feira, 26, e que contou com as presenças do vereador Wilmar Sudoski (PSD) e dos secretários Gilson Guimarães e Diogo Seidel, responsáveis pelas pastas de Planejamento e de Administração, Finanças e Orçamento. Também participaram representantes da Castelar, empresa contratada pelo DNIT para fazer a manutenção da rodovia.

Segundo o supervisor, já no mês de maio um redutor eletrônico de velocidade será instalado próximo ao acesso da rodovia com a Rua Sérgio Gapski, no bairro Água Verde. Uma lombofaixa (passarela elevada) com seis metros de largura e cinco centímetros de altura será construída nas proximidades do acesso com a Rua Mário João Mayer.

Estão previstas ainda a colocação de faixas trepidantes antes da ponte, para que os motoristas que transitam no sentido Porto União a Canoinhas fiquem orientados sobre a necessidade de redução de velocidade naquele trecho.

Cortes

Alegando cortes nos repasses de verbas federais, Bittencourt descartou outras melhorias até então tidas como certas para iniciar este ano. Apesar do orçamento da União prever investimentos de R$ 15 milhões na rodovia em 2016, apenas R$ 5,6 milhões foram empenhados, dos quais R$ 1,6 milhão originários de sobras financeiras do exercício anterior.

Conforme explicou Sudoski aos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 26, esses valores serão aplicados única e exclusivamente na manutenção e conservação dos 74 quilômetros da rodovia. “Para que algumas obras pudessem iniciar, deveria haver um reforço de pelo menos mais R$ 2 milhões no orçamento a ser gasto este ano”, garantiu o vereador.

Sendo assim, a construção de marginais dentro do perímetro urbano de Canoinhas, como por exemplo, do trevo da BR-280 com a SC-477 até a ponte sobre o Rio Água Verde e do bairro Boa Vista até as proximidades do posto Pwiedade, não deve sair do papel este ano.

A falta de recursos também abortou a ideia do DNIT em recuperar as galerias existentes no bairro Piedade nas proximidades da borracharia Quinta Roda, no bairro Água Verde, que já não suportam o volume de água e são responsáveis por constantes alagamentos na pista.

Passarelas nas laterais da ponte sobre o Rio Água Verde, que constantemente vem sendo pedidas por moradores daquela região da cidade, também não devem ser instaladas este ano após o anúncio de corte nos repasses.

Reação

Vereadores canoinhenses rechaçaram o cancelamento das obras prometidas pelo DNIT no município. Um dos mais indignados, Renato Pike (PR) prometeu cobrar explicações por parte do superintendente do DNIT em Santa Catarina, Vissilar Preto.

O vereador ainda aproveitou de expediente na sessão para alfinetar Bittencourt. “Para mim esse cara não fede e não cheira”. Ainda questionou o fato de a Câmara não ter sido avisada sobre reunião. “Como que o engenheiro vem a Canoinhas e não convida os demais vereadores para tratar desses assuntos?”, indagou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, vereador João Grein (PT) disse que faltou diplomacia por parte do supervisor regional do DNIT em não ter dado explicações oficiais sobre o cancelamento das obras à Câmara.

O petista ainda sugeriu a elaboração de documento contendo as promessas feitas por Bittencourt aos vereadores em novembro de 2014, quando de sua participação em reunião ordinária no legislativo canoinhense. “E que se anexe a esse requerimento uma cópia da ata e do vídeo da sessão, para que levemos à sua chefia e ao Ministério Público, se necessário”, acrescentou.

Presidente da Câmara, Célio Galeski (PR), disse que os vereadores vinham tratando ‘como prioridade’ os assuntos relacionados à travessia urbana da BR-280 e lamentou o fato de toda a edilidade não ter sido avisada sobre a reunião. “Foi uma falta de respeito, tinha que ter comunicado esta Casa”, completou, ao ressaltar que a vinda do engenheiro não foi uma mera visita, pois havia trazido consigo informações técnicas e sobre o orçamento do DNIT.

Por sua vez, Wilmar Sudoski (PSD) tentou ainda apaziguar a situação, informando que o supervisor do DNIT havia lhe telefonado no dia anterior e avisado que só viria a Canoinhas, caso o engenheiro civil da Castelar pudesse comparecer também. “Ficou em aberto essa situação. Só fui comunicado sobre a presença deles pouco antes de chegarem aqui”, argumentou.

Mesmo elogiando a iniciativa de Sudoski em representá-los na reunião, os vereadores não descartaram a possibilidade de convidar o supervisor do DNIT para prestar informações complementares à Câmara.

Nos próximos dias a edilidade deve encaminhar requerimento à superintendência estadual do DNIT. O objetivo é cobrar agilidade na liberação de recursos para o início das obras prometidas no perímetro urbano da rodovia federal em Canoinhas.

Documentos solicitando a intervenção de deputados estaduais e federais também serão encaminhados, principalmente, aos parlamentares de partidos com representatividade no Legislativo canoinhense. “É importante a união de esforços, pois se tratam de obras necessárias para a cidade”, finalizou Sudoski.