Discussão de terça-feira na Câmara traz direção da UNC para esclarecer dúvidas

por admin última modificação 08/03/2018 21h09
Na ocasião, alguns pontos fora debatidos, mas outros ainda terão que ser discutidos

Após discussão realizada no início da semana sobre fatos ligados ao campus Canoinhas da Universidade do Contestado, professores e direção estiveram na manhã desta quinta-feira (27) conversando com o presidente da Câmara, Wilmar Sudoski (PSD) e com o vereador Coronel Mário Erzinger (PR). Os edis evidenciaram a importância de uma efetiva aproximação entre UNC e Câmara, já que, segundo Sudoski, o que falta é este contato para que os vereadores, que estão ligados diretamente com os cidadãos, sejam os interlocutores e “respondamos quando o povo questionar.” “Durante os cinco anos em que sou vereador, esta é a primeira vez que sentei com alguém que tem autonomia para falar sobre a UNC”, declarou.

Os itens discutidos foram transformados em requerimento que pede esclarecimentos acerca dessas informações não oficiais. Destacou-se a transferência dos cursos do Centro para o distrito de Marcílio Dias, o que o diretor do campus, Luiz Alberto Brandes, confirmou que vai ocorrer. De acordo com ele, aquelas instalações proporcionam mais qualidade de ensino e conforto aos alunos. Quanto às vias de acesso ao campus, que fica a nove quilômetros do Centro, Brandes assegurou que o asfalto e as calçadas estão em bom estado e que não há registros de acidentes graves envolvendo os alunos da UNC. Outro fator salientado foi o número empregos diretos gerados no local: cerca de sessenta.

A luta por uma reitoria em Canoinhas foi também questionada pelos vereadores. Hoje, o reitor que fica responsável pelos campi é escolhido através de votação dos conselhos, pelo fato de a UNC ser um conjunto, e não atuar de maneira autônoma. Se isso ocorresse, aliás, o campus Canoinhas sozinho não teria condições de se manter como Universidade, regredindo, assim, a um centro de estudos, de acordo com o diretor.

Sobre as questões orçamentárias Brandes explicou que, diferente do que ocorre em algumas outras instituições de ensino superior instaladas na região, a UNC, por ser uma fundação, repassa responsabilidades fiscais ao Ministério Público. Por falar em orçamento, muitos canoinhenses procuraram os vereadores para saber mais sobre a escolha do campus de Mafra para receber o curso de medicina. De acordo com o diretor, além de ser mais próxima a Curitiba, Mafra não tem concorrência de outras instituições e dispõe de mais médicos e infraestrutura para abrigar o curso. Mas Coronel Mário pediu mais empenho na briga por conquistas para Canoinhas. “Não podemos aceitar as coisas de forma muito tranquila”, frisou.

Na terça-feira os vereadores também haviam mencionado a diminuição no número de cursos ofertados em Canoinhas. Luiz Alberto Brandes explicou que tornou-se inviável manter opções com poucos alunos. Por outro lado, ele afirmou que a forte demanda por cursos mantidos está compensando o fechamento destes outros.

Durante a reunião, Coronel Mário e Sudoski frisaram que o objetivo de focar a discussão na Universidade é proporcionar crescimento e melhorias à instituição, e, principalmente, esclarecer a população sobre o que é fato e o que não se pode confirmar. “Se não agirmos agora, não vamos crescer”, pontuou Erzinger. Wilmar Sudoski ainda destacou a luta de todos os edis em prol da instituição. “Os dez vereadores torcem muito pela UNC”, declarou. O presidente da Câmara sugeriu ainda uma reunião entre a Universidade e todos os vereadores, uma vez que assuntos ficaram pendentes, e deixou à disposição a realização de uma sessão itinerante no campus de Marcílio Dias.

Também estiveram presentes na reunião Fabiana Kalyne Ludka, coordenadora do curso de Farmácia; Jaquelini Conceição e Roberto Brozoski, membros da equipe acadêmica.

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004