Delegacia no Campo da Água Verde poderá ser instalada em até quatro anos

por admin última modificação 08/03/2018 21h08
Assessor do diretor da Policia do Interior (DPOI) vistoriou local indicado para receber a obra; Vereadores Renato Pike e Wilmar Sudoski acompanharam a visita

Em até quatro anos, o distrito do Campo da Água Verde poderá contar com a sua Delegacia de Polícia Civil. Para sair do papel, no entanto, algumas providências precisam ser tomadas visando convencer a necessidade da obra junto a Delegacia Geral da Polícia Civil e ao próprio Governo do Estado.

Uma delas diz respeito ao número de ocorrências registradas no distrito nos últimos dois anos. Levantamento está sendo feito pela 22ª Delegacia Regional de Canoinhas e, posteriormente, encaminhado ao delegado geral da Polícia Civil. A outra consiste na cessão, por parte do município, de uma área ao Estado e que possa abrigar um prédio de 120 metros quadrados de área construída.

Aceno positivo

Durante passagem por Canoinhas, na tarde de quinta-feira, 14, o assessor do diretor da Polícia do Interior (DPOI), Altair Muchalski, vistoriou a Casa da Cidadania Neuzildo Borba Fernandes, local indicado para abrigar a obra. Na oportunidade, acenou positivamente e prometeu dar apoio ao pleito. “Desde que a demanda demonstre a necessidade de instalação e o município concorde em ceder área, tudo fica bem encaminhado. Vale lembrar que isso requer tempo, prazo de um a quatro anos”, afirmou.

Presidente da Câmara, Renato Pike (PR) e o vereador Wilmar Sudoski (PSD) acompanharam a visita. Além deles, também se fizeram presentes o delegado regional de Canoinhas, Rui Orestes Kuchnir e o policial civil Leandro Vier.

Bandeira

Em setembro deste ano, vereador Wilmar Sudoski (PSD) apresentou requerimento solicitando a instalação de uma Delegacia de Polícia no distrito do Campo da Água Verde. Cópias do documento foram encaminhadas para diversas autoridades do Estado.

Ao defender a bandeira, na Câmara, Sudoski lembrou que o distrito possuía extensão territorial de 126 quilômetros quadrados e população superior a 15 mil habitantes. “É maior que alguns municípios da região e até do Estado”, disse a época.

Apresentou também dados fornecidos pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e pela própria 22ª Delegacia de Polícia Civil sobre as ocorrências registradas no distrito e que davam conta da necessidade de instalação. “Desafogaria, inclusive, os atendimentos por parte da unidade estabelecida na região central da cidade”, comentou.

Afirmou, ainda, que o trabalho conjunto entre as Policias Civil e Militar auxiliaria na resolução dos conflitos e problemas do cotidiano e no combate aos delitos e criminalidade no distrito.

Reunião

Na semana passada, vereador Wilmar Sudoski (PSD) foi até Florianópolis e levou o pleito ao delegado geral de Policia Civil, Aldo Pinheiro D’Ávila e ao diretor de Polícia do Interior (DPOI), delegado Antonio Carlos Pereira. Também participaram da reunião o prefeito Beto Faria (PMDB), o delegado regional de Canoinhas, Rui Orestes Kuchnir e o vereador licenciado e secretário municipal de Obras, Célio Galeski (PSD).