Curso de Educação no Campo da UFSC é apresentado aos vereadores

por elton — última modificação 08/03/2018 21h08
Universidade fará vestibular em junho e idéia é interiorizar a graduação. Canoinhas irá contar com um núcleo
Curso de Educação no Campo da UFSC é apresentado aos vereadores

Professor Wilson Schmidt apresentou o curso aos vereadores

Atendendo um convite do vereador João Grein, (PT), o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Wilson Schmidt apresentou na noite de segunda-feira (25), na Câmara Municipal o projeto para a implantação, em Canoinhas, do curso de Educação no Campo na modalidade de licenciatura plena. A universidade fará vestibular em junho e a expectativa é que as aulas iniciem já no segundo semestre deste ano.

O curso irá oferecer 50 vagas exclusivamente aos alunos que residem em um dos 14 municípios do Planalto Norte catarinense. “Canoinhas será contemplada com esse projeto piloto que visa à interiorização desta graduação”, explicou Schmidt. As duas primeiras turmas tiveram a parte teórico-pedagógica concentrada na capital do estado, com aulas de campo, denominadas “tempo comunidade”, sendo realizadas esporadicamente em algumas regiões agrícolas do estado. A licenciatura pretende formar professores de educação no campo nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Natureza e Matemática.

O aluno, aprovado em vestibular, participará das aulas num período de quatro anos e terá as despesas com alojamento, alimentação e deslocamentos custeados pela universidade. Segundo destacou Schmidt, a explanação aos vereadores foi o primeiro contato com os poderes públicos local. A idéia é levar informações da licenciatura também à sociedade civil organizada.

Em nome dos vereadores, o presidente da Casa, Beto Passos (PT) elogiou a iniciativa e colocou o legislativo municipal à disposição da UFSC. “Iniciativas como esta vem ao encontro das necessidades locais, que clamam por uma educação diferenciada, de valorização dos professores e de formação de profissionais competentes e quem conheçam a realidade da nossa cidade e região”, disse. O formado poderá ministrar aulas no ensino fundamental e médio.

Câmara Municipal de Canoinhas

Fones: 3622 3396/ 8805 5134