Cozinheiras recorrem a Câmara em busca da valorização da categoria

por admin última modificação 08/03/2018 21h08
Profissionais atuam nas unidades escolares da rede municipal de ensino; Lista de reivindicações foi entregue aos vereadores canoinhenses

Grupo de cozinheiras que atuam nas unidades escolares da rede municipal de ensino, em Canoinhas, compareceu à sessão da Câmara, na noite de terça-feira, 20, e solicitou a ajuda dos vereadores no sentido de convencer o governo do município a valorizar a categoria. Uma lista contendo as reivindicações foi entregue pelas profissionais.

Ao ocupar a tribuna livre, vereador João Grein (PT) elencou todas as prioridades apresentadas pelas profissionais. “Seria importante um plano de cargos, carreira e salários que beneficiasse todo o funcionalismo público. E que esse projeto fosse confeccionado através de um diálogo entre as categorias, sindicato e o próprio governo do município”, defendeu o vereador.

Entre as prioridades apresentadas pelas cozinheiras estão o direito a licença prêmio e aos triênios, contratação de mais profissionais para as escolas, equalização dos salários, a inclusão do adicional de insalubridade nas remunerações e o reajuste no valor destinado ao vale alimentação.

Vereador Paulo Glinski (PSD) se manifestou favorável aos pedidos e lembrou que a Câmara foi enganada quando da retirada do direito a licença prêmio e aos triênios. “Na época, o prefeito empenhou sua palavra que com a efetivação do plano de cargos, carreira e salários do funcionalismo, toda essa questão seria resolvida e ninguém teria perdas financeiras”, esclareceu.

Naquela oportunidade, apenas Paulo Glinski, Célio Galeski e Wagner Trautwein votaram contra o projeto que retirava os benefícios dos funcionários aprovados em concurso público a partir de 2008. A votação aconteceu em dezembro de 2007. “É preciso reparar aquilo que foi feito de errado”, completou Glinski.

Para o presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR), o governo do município precisa estudar uma maneira de reajustar os valores referentes ao vale alimentação enquanto não sai o plano de cargos e salários para o funcionalismo. “Que seja dada prioridade a esta questão e num curto espaço de tempo”, comentou.

Líder do governo na Câmara, vereador Bene Carvalho (PMDB) prometeu levar e defender o pleito junto ao prefeito Beto Faria (PMDB). Segundo ele, algumas categorias já foram contempladas e, por este motivo, o funcionalismo precisa ser valorizado como um todo. “Até porque o reajuste salarial anual dos servidores segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc) e este indicador não acompanha a inflação. Só quem faz compras no mercado sabe do que estou falando. Os produtos sobem com frequência e o salário continua estagnado”, enfatizou.