Coronel Mário solicita informações sobre tratamento de esgoto no município

por admin última modificação 08/03/2018 21h07
Sistema deve entrar em vigência no próximo ano

Com a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Canoinhas, o sistema de saneamento básico do município deve entrar em vigência no próximo ano nas áreas onde há rede coletora. Para esclarecer informações sobre o tratamento do esgoto, o vereador Coronel Mário Erzinger (PR) apresentou requerimento direcionado ao gerente da Casan, Herbert Grosskopf Junior, questionando sobre a previsão para a operação do sistema de tratamento de esgoto, qual será a porcentagem de cobrança em relação ao consumo de água e qual é o prazo para que os moradores se adequem por meio de ligação ao sistema de saneamento.

Em justificativa, Coronel Mário relatou que recebeu informações contraditórias de veículos de comunicação sobre o percentual da taxa do tratamento de esgoto em relação ao quantitativo do gasto de água. O vereador relatou que, caso trate-se de uma taxa de 100% sobre a fatura, teme que a população não se adeque ao sistema, mesmo considerando a importância do esgotamento sanitário. “O que me preocupa realmente é que vai ter um impacto muito forte na comunidade se a taxa for de 100%”, afirmou.

Durante a discussão do requerimento, o vereador Paulo Glinski (PSD) parabenizou Coronel Mário pelo pedido de informações. “É importante que venha uma informação oficial para repassar de forma oficial para a comunidade”, afirmou. Presente nas discussões para a instalação do saneamento básico em legislaturas passadas, Glinski acrescentou que o valor de cobrança do sistema de tratamento de esgoto sempre foi uma preocupação elencada pelos vereadores. “É uma situação extremamente complexa que foi alertada na época”, comentou.

Defensora do esgotamento sanitário para a melhoria da saúde municipal, a vereadora Telma Bley (PMDB) comentou que, durante a execução do projeto, observou pontos que indicam o descumprimento do contrato entre a Casan e o município. Por este motivo, Telma questionou se a Casan será notificada pelos descumprimentos.

O vereador Chico Mineiro (PR) sugeriu a elaboração de requerimento pedindo a vinda do gerente da Casan à tribuna para esclarecer as informações para a população. O presidente Wilmar Sudoski (PSD) lembrou que o sistema de tratamento de esgoto foi instalado por meio de contrato firmado entre a Casan e o município e, portanto, também é possível pedir uma das vias do contrato à administração municipal. As sugestões foram acatadas pelo autor do requerimento.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145