Coronel Mário solicita informações sobre controle populacional de animais de rua

por admin última modificação 08/03/2018 21h07
Vereadores demonstraram preocupação em relação à população de animais que vivem nas ruas do município

Com o objetivo de informar a população e estudar novos procedimentos para controlar o número de animais de rua do município, o edil Coronel Mário Erzinger (PR) apresentou requerimento em que solicita ao poder executivo o número de animais submetidos a medidas de controle populacional – castrações e vacinas - no ano de 2016 e no primeiro semestre de 2017. “Ocorre uma cobrança muito forte por parte da comunidade que algumas ações saiam da retórica e realmente aconteçam”, comentou o vereador.

Em sua fala, Coronel Mário comentou que, por meio destes números, poderão ser estudadas medidas para “melhorar as condições dos animais de rua”. O edil também relatou que, após uma conversa com veterinários, recebeu a informação de que o procedimento de castração tem custo mais baixo em machos e que o método de menor custo para as fêmeas seria a medicação. “Alguma medida tem que ser adotada”, relatou o vereador.

A vereadora Telma Bley (PMDB) comentou que há anos o poder público tenta conter a reprodução dos animais de rua, porém nunca conseguiu realizar estas medidas em grande escala. Telma também destacou a importância da posse responsável de animais, para que cada dono “se responsabilize e seja comprometido nessa criação”.

O vereador Paulo Glinski (PSD) destacou o trabalho da ONG Anjos de Patas no auxílio aos animais de rua e afirmou que o município deve iniciar uma ação efetiva em relação ao tema. “Nós temos que fazer a nossa parte e buscar uma medida efetiva de castração. Se não tiver um grande programa de castração, daqui um tempo vai virar um problema muito sério de saúde pública”, comentou.

O presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), parabenizou o edil Coronel Mário (PR) pela colocação e lembrou que na última legislatura o assunto também foi debatido diversas vezes pelos edis. Sudoski também elogiou os voluntários que realizam a manutenção das casinhas da Praça Lauro Muller, porém afirma que preocupa-se com a possibilidade dos cães serem atropelados, devido ao intenso movimento nas ruas do entorno. Para o presidente, é necessário encontrar um local adequado e seguro para abrigar os animais.

A vereadora Telma Bley (PMDB) finalizou a discussão afirmando que espera que os debates na câmara acerca deste, e outros temas que constantemente são discutidos nas sessões, levem a resolução dos problemas. “A gente espera que essa situação tenha uma solução”, afirmou.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123