Coronel Mário solicita incentivo à ampliação de empresa de Erva Mate

por admin última modificação 08/03/2018 21h07
Medida poderá gerar empregos e renda ao município, afirma vereador

Ampliar o número de empregos é uma forma de tornar um município mais desenvolvido economicamente. Por este motivo, o edil Coronel Mário Erzinger (PR) apresentou requerimento na sessão desta terça-feira, 08, pedindo ao Prefeito Municipal, Beto Passos, e ao Gestor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Paulo Machado, a realização de estudos técnicos para viabilizar a cessão de uma área de dois alqueires para a empresa Chamber Florestal, que tem um plano de ampliação para a sua produção de Erva Mate.

Em justificativa, o edil comentou que conversou com o proprietário da empresa, o Sr. Adilson Chamber, que lhe contou que a empresa realiza a produção de 100 mil mudas de erva mate anualmente. Um projeto de ampliação prevê a ampliação da produção anual para 500 mil mudas. “Ele tem um projeto de Cultura Ecológica Sustentável para a produção de 500 mil mudas de erva mate por ano, mas ele não dispõe de área suficiente para isso”, relatou Coronel Mário.

O vereador também lembrou que, no momento, Canoinhas passa pelo processo de aprovação da indicação geográfica da Erva Mate. “Segundo Chamber, se nós conseguirmos a indicação geográfica, o valor dessa muda por triplicar”. Coronel Mário afirmou que a iniciativa seria uma forma de gerar emprego e renda no município.

O edil Chico Mineiro (PR) comentou que uma área do bairro ainda está sob a tutela de uma empresa, que possui até este mês para devolvê-la para a prefeitura. Por este motivo, o vereador pediu cautela antes da cessão do terreno. Em resposta, Coronel Mário disse que a proposta é de que a Secretaria realize estudos antes de ceder a área, que pode, também, estar localizada em outro bairro do município.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123