Coronel Mário solicita ao governo estadual que professores para Laboratórios de Informática sejam contratados

por admin última modificação 08/03/2018 21h07
Edil relatou que salas estão em desuso pela falta de monitores

Na sessão desta segunda-feira, 30, o edil Coronel Mário Erzinger (PR) pediu ao governo estadual que professores para os laboratórios de informática das escolas estaduais do município sejam contratados. Segundo o edil, em uma das reuniões da Associação de Pais e Professores da Escola de Ensino Básico João José de Souza Cabral, direção e professores relataram que, no ano de 2017, os docentes das salas de tecnologia deixaram de ser contratados em todo o estado. Com isso, o vereador comentou que a escola teve de diminuir o trabalho realizado nos laboratórios.

Segundo Coronel Mário, a Secretaria de Estado de Educação não recontratou os professores com a justificativa de que está avaliando se existe a necessidade de docentes coordenando o laboratório ou se essas atividades podem ser executadas por outros profissionais. O edil, no entanto, relatou que durante os anos de atuação, os professores dos laboratórios realizaram um trabalho positivo nas escolas. “Eles cuidam e dão assistência aos laboratórios, sendo que o processo foi totalmente válido nos últimos anos”, comentou.

A vereadora Telma Bley (PMDB) afirmou que também recebeu a informação de que a medida previa uma economicidade no funcionamento das salas, porém crê que é necessário pensar estes cortes com cautela. “Eu acredito que o estado deveria pensar mais na formação das nossas crianças e adolescentes”, relatou.

O presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), comentou que, apesar do avanço da tecnologia, a educação brasileira não acompanha o ritmo das novas formas de ensinar. “Hoje, enquanto os alunos estão com tecnologia de última geração na mão, dentro da sala de aula não há uma internet adequada e uma tecnologia para oferecer. A educação não acompanhou a linha de desenvolvimento tecnológico”, relatou.

Sudoski afirmou que é preciso repensar a tecnologia dentro das escolas, possibilitando mais transformações na educação. “A educação do Brasil deveria repensar esse assunto, porque a tecnologia tem um avanço informático espetacular, e a sala de aula continua a mesma”.

A vereadora Camila Lima (PMDB) parabenizou o Coronel Mário (PR) pelo requerimento e afirmou que, apesar de valorizar os momentos de educação sem a presença de dispositivos tecnológicos, acredita que, caso os laboratórios fiquem sem uso, os equipamentos poderão perder seu funcionamento.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123