Coronel Mário requer que Canoinhas abrigue 13ª Região de Polícia Militar do estado

por admin última modificação 08/03/2018 21h07
Requerimento votado nesta terça-feira,11, ainda pede reforma do 3º Batalhão de Polícia Militar, solicitada desde 2007

Na sessão desta terça-feira, 11, o vereador Coronel Mário Erzinger (PR) solicitou, via requerimento encaminhado ao governo estadual, Secretaria de Segurança e Comando da Polícia Militar, a implantação da 13ª Região de Polícia Militar na cidade de Canoinhas e, também, a reforma do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para que o espaço físico tenha condições de receber as novas atividades.

Em justificativa, o edil comentou que, ao longo dos anos, o 3º BPM tem perdido sua força de representação dentro do estado. Quando foi criado, em 1952, o Batalhão de Canoinhas possuía a subordinação de 50% do território de Santa Catarina. “Hoje, nós somos subordinados a Lages e somos a região que está mais distante do seu comando”, comentou. Coronel Mário Erzinger (PR) também relatou que a reforma do 3º BPM foi solicitada em 2007, durante visita do governador do estado, porém não foi executada.

Segundo o edil, a nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar – ainda não aprovada – contempla a região Planalto Norte com a 13ª região. O vereador afirmou, então, que o requerimento tem como objetivo trazer esta estrutura para o município. “Nós estamos perdendo para municípios vizinhos muitas coisas [...] Se nós não iniciarmos essa briga, nós vamos perder novamente”.

Parabenizando o edil pelo requerimento, o vereador Paulo Glinski (PR) lembrou da instalação de investimentos em Mafra, como a fábrica de chicotes e o curso de medicina, em que Canoinhas não foi contemplada. “A gente tem que se mobilizar e juntar as forças. Na hora de brigar para que as coisas venham para Canoinhas, nós temos que ficar juntos”.

O vereador Paulinho Basílio (PMDB) destacou a importância da representação política na busca dos investimentos para o município. “A organização conta muito, mas a representação política também”. Durante sua fala, o edil pediu para que os representantes realizem a ponte entre o município e o governo estadual para que as solicitações sejam alcançadas.

A vereadora Telma Bley (PMDB) também cobrou dos representantes estaduais um maior diálogo com o governo catarinense. “O poder de reivindicar e a força que temos junto ao governo do estado vem através dos nossos representantes, que nós mesmos escolhemos através do voto”, relatou.

O presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), pediu que, além da Câmara de Vereadores, o executivo também se manifeste pedindo a instalação da 13ª Região de Polícia Militar no município, além de entidades da sociedade organizada. Sudoski ainda propôs que representantes do governo estadual venham a Canoinhas para que seja realizada uma reunião sobre o assunto.

Em complemento a proposta do presidente, o vereador Paulo Glinski (PSD) sugeriu que a Câmara crie um grupo de discussões com entidades do município, para que sejam elencadas ações com o objetivo de ampliar a representatividade de Canoinhas a nível estadual. O edil Coronel Mário Erzinger (PR) parabenizou a iniciativa de Glinski e destacou a importância da participação da sociedade nas discussões políticas.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123