Coronel Mario propõe desenvolvimento de projeto de arborização no Parque de Exposições Ouro Verde

por admin última modificação 08/03/2018 21h06
Edil também pediu que Secretaria de Planejamento elabore plano de arborização urbana para demais vias do município

O dia da árvore é comemorado em 21 de setembro de todos os anos. Em 2017, o edil Coronel Mário Erzinger (PR) participou de um ato simbólico juntamente com o prefeito Beto Passos e o Secretário de Meio Ambiente, Hilário Kath, em comemoração à data, com o plantio de uma árvore no Parque de Exposições Ouro Verde. Após observar a falta de plantas no interior e entorno do local, o edil apresentou indicações voltadas ao poder executivo, sugerindo que as vias de acesso e o espaço do parque recebam um projeto paisagístico de arborização, incluindo o plantio de cerejeiras e demais árvores frutíferas, ipês, erva-mate, azaleias, e demais espécies indicadas por profissionais capacitados.

Em justificativa, Coronel Mário explicou que, ao seu ver, falta um projeto de arborização no local. Como o plantio de cerejeiras já foi bem sucedido em outras vias do município, o edil sugeriu que o parque também seja contemplado com a espécie, tendo em vista o sombreamento, crescimento rápido e a beleza da árvore durante a florada. O vereador lembrou que, apesar da depredação, o embelezamento do local é importante devido às diversas atividades que lá estão sendo realizadas.

Além do plantio de árvores no Parque de Exposições, o edil solicitou à Secretaria de Planejamento a realização de um estudo de arborização urbana. Segundo o edil, após a pavimentação de várias vias da cidade, é necessário estudar quais árvores podem ser plantadas sem comprometer calçadas e o trânsito de veículos e pedestres.

O vereador Chico Mineiro (PR) comentou que, durante a florada, as árvores cerejeiras soltam sementes, que podem ser utilizadas no plantio em outros espaços. O edil sugeriu que a ação seja considerada nos planejamentos propostos por Coronel Mário.

A vereadora Zenici Dreher (PR) parabenizou o edil pelas proposições e lembrou que, com a atualização do plano diretor, o momento se torna oportuno para apresentar estas ideias. "Agora, com a elaboração do plano diretor, é o momento realmente de inserir essas  propostas, pensando no município que queremos para daqui dez anos", afirmou.

Ao visitar o parque, a vereadora Norma Pereira (PSDB) contou que imaginou que a arborização poderia contribuir para o embelezamento do local. Norma também destacou a importância em conscientizar a população para que não cortem as árvores da cidade. "Vi muita gente cortando árvores para não esconder o seu comércio. Temos que fazer uma campanha de conscientização, pois não é a árvore que vai impedir que o cliente chegue no seu estabelecimento", afirmou. A vereadora também parabenizou o edil pela proposição. "Nós temos muitas riquezas a serem exploradas e é assim que nós temos que começar: indicando, incentivando e achando alternativas para que essas coisas realmente aconteçam".

O edil Paulo Glinski (PSD) lembrou que, nos últimos anos, o Parque de Exposições foi utilizado poucas vezes e poucas medidas foram tomadas em relação à sua estrutura. "Agora, com a reativação do parque, as pessoas começam a ter ideias para torná-lo cada vez mais atrativo", comentou. O edil também acredita que a ideia terá resultado positivo na estética do município. "Às vezes com ideias simples - e um exemplo é fornecer mudas de cerejeira para as pessoas - pode ser feito um grande embelezamento da cidade a médio prazo".

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123