Coronel Mário pretende instituir projeto “Cavalo de Lata” no município

por admin última modificação 08/03/2018 21h06
Proposta busca substituir uso de veículos de tração animal por equipamento na coleta de material reciclável

Na sessão desta segunda-feira, 18, o edil Coronel Mário Erzinger (PR) solicitou via requerimento o cadastramento de todas as pessoas que utilizam carroças para a coleta de materiais recicláveis no município. Enviada para a Secretaria de Meio Ambiente, a solicitação tem como objetivo coletar informações para a possível aplicação do Projeto de Lei “Cavalo de Lata”, de autoria do Coronel Mário. Em justificativa, o edil comentou que a substituição dos animais pelo equipamento implica na diminuição dos maus tratos e em uma maior regulamentação. “Eu já tenho um Projeto de Lei escrito, a exemplo de outros municípios, porque nós estamos vendo maus tratos dos animais e a carroça pode ser substituída pelo Cavalo de Lata”, relatou.

Coronel Mário contou que, como existe a questão cultural do veículo de tração animal para a realização de outras atividades, é necessário coletar dados para adequar a situação na coleta dos materiais recicláveis. O edil também sugeriu que seja realizado um trabalho social com os trabalhadores do ramo, a respeito de temas como o trabalho infantil e o trânsito.

O vereador Chico Mineiro (PR) parabenizou o edil Coronel Mário pela proposição e também destacou a situação de maus tratos de alguns animais utilizados na coleta. Durante sua fala, Chico Mineiro também relatou que muitos catadores recolhem o material antes do caminhão da coleta, porém, após selecionar, deixam alguns resíduos em frente às residências, o que contribui para o aumento do lixo nas ruas. O edil relatou que irá elaborar requerimento para buscar uma solução ao problema.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123