Coronel Mário esclarece dúvidas sobre atuação da Universidade do Contestado no município

por admin última modificação 08/03/2018 21h06
Edil aproveitou momento para parabenizar programa de mestrado por classificação na Capes

Frequente tema de debate na Câmara Municipal, a Universidade do Contestado (UnC) conquistou um novo patamar na última semana com o Mestrado em Desenvolvimento Regional, ofertado no Campus Marcílio Dias, que atingiu o conceito quatro na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na sessão desta terça-feira, 26, o vereador Coronel Mário Erzinger (PR) fez uso da tribuna da casa para divulgar a informação para os demais edis e população. Em sua fala, Coronel Mário relatou que, desde a implantação do programa em 2006, esta foi a primeira vez que o mestrado atingiu a nota, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 7. Segundo o edil, a partir da classificação, a UnC passa a ter a possibilidade de abrir um curso de doutorado e mais três cursos de mestrado nos demais campi da universidade.

O edil também parabenizou o professor Argos Gumbowsky, à época diretor do campus Canoinhas, pela implantação do programa de mestrado no município. "Ele não perdeu a chance de fazer história. [...] Como ele tinha poder institucional para decidir naquele momento, ele foi arrojado, teve determinação e entusiasmo e, juntamente com um grupo de outros professores, aceitou o desafio", afirmou.

Coronel Mário relatou que, em postagem nas redes sociais, Gumbowsky, que é o atual coordenador do programa de mestrado, afirmou que o caminho para a abertura de um curso de doutorado demanda de um processo lento, baseado em decisões políticas e grande aporte financeiro. O edil pediu o auxílio dos colegas para mobilizar lideranças a nível regional, estadual e até mesmo federal para que o município conquiste o programa.

O vereador aproveitou o momento para demonstrar apoio a candidato canoinhense para a reitoria da universidade, acreditando que esta seja uma maneira de incentivar, ainda mais, a implementação do programa de doutorado no município.

CAMPUS MARCÍLIO DIAS

Outro tema tratado pelo edil na tribuna diz respeito à mudança de cursos da UnC do Campus Centro para o Campus Marcílio Dias. Em reunião com o diretor do Campus Canoinhas, Luiz Alberto Brandes, Coronel Mário o questionou sobre os motivos da mudança. Segundo o edil, Brandes relatou que o prédio do Centro necessita de readequações, como as exigidas pelo Corpo de Bombeiros, e que a reforma irá custar cerca de R$500 mil à universidade. O edil ainda relatou que, nessa mudança, apenas quatro cursos tiveram suas aulas transferidas para o distrito.

Coronel Mário também questionou Brandes a respeito da diminuição no número de cursos no município. Segundo o edil, o diretor explicou que alguns cursos fecharam devido à falta de demanda na cidade, tendo em vista que muitos estudantes têm buscado estudar em Centros Universitários da região, devido aos custos mais baixos de mensalidade. O vereador explicou que, por se tratar de uma universidade, a UnC tem a obrigatoriedade de oferecer ensino, pesquisa e extensão, enquanto os Centros Universitários comprometem-se apenas com o ensino, o que pode reduzir custos. "Então, no momento de colocar isso na balança, é claro que essas pessoas optam pelo valor. Mas nós temos cursos muito bons e de referência", afirmou.

TRÂNSITO

Devido aos recentes acidentes registrados na rodovia que dá acesso ao distrito de Marcílio Dias, Coronel Mário também conversou com Brandes a respeito do aumento do fluxo de veículos que a mudança causou. Na tribuna, o edil explicou que Brandes comentou que a universidade orienta os alunos, porém, devido a exceções, ocorrem graves acidentes.

O vereador afirmou que ainda nesta semana irá realizar uma visita à rodovia, acompanhado do diretor do Departamento de Trânsito de Canoinhas, para começar a pensar as mudanças que a via poderá sofrer com o objetivo de aumentar a segurança das pessoas que ali transitam. De acordo com medidas propostas pelo edil nas últimas sessões, Coronel Mário contou que também conversou com o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, João Marcos Dabrowsky Araújo, que se comprometeu a aumentar a fiscalização na rodovia.

Nesta semana, o vereador terá um diálogo com alunos da universidade, propondo uma reflexão acerca da segurança no trânsito. Coronel Mário encerrou a sua fala com a exibição de um vídeo que será utilizado no encontro com os alunos, sobre as consequências da direção sob o efeito de álcool e drogas ilícitas.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123