Coronel Mário e Telma Bley requerem medidas de segurança na rodovia que dá acesso a Marcílio Dias

por admin última modificação 08/03/2018 21h06
Vereadores participaram de manifesto após acidente trágico na via

Uma semana após a ocorrência de um acidente com duas vítimas fatais na rodovia de acesso ao distrito de Marcílio Dias, os moradores da comunidade realizaram uma manifestação pedindo por mais segurança na via. Os vereadores Coronel Mário Erzinger (PR) e Telma Bley (PMDB) estiveram presentes no manifesto e, após ouvirem as demandas da comunidade, apresentaram três requerimentos direcionados a diferentes entidades com o objetivo de aumentar a segurança no trecho por meio de medidas estruturais e de conscientização. “Existe limitação orçamentária, dificuldade de recursos, mas emergencialmente acho que três medidas podem ser tomadas pelo poder público para minimizar”, afirmou.

Nos requerimentos nº 437, nº 438 e nº439, os vereadores fizeram reivindicações à administração municipal, à Polícia Militar e à Universidade do Contestado. A primeira solicitação pede pela instalação de redutores de velocidade, mais placas de regulamentação, tachões e mini tachões refletivos, e melhoria na pavimentação dos acostamentos e espaços onde há maior circulação de pedestres e ciclistas. “O recurso a ser investido não é muito alto e isso, de certa forma, vai amenizar o problema”, relatou o edil.

“A segunda linha que nós colocamos em discussão trata-se da prevenção e repressão por meio da Polícia Militar”, explicou Coronel Mário. No documento, os vereadores solicitam que sejam realizadas operações com radares móveis e bafômetro, bem como a disponibilização de um policial militar para trabalhar na Base Policial do Distrito de Marcílio Dias.

O terceiro requerimento, endereçado ao Diretor do Campus UnC Canoinhas, Luís Alberto Brandes, sugere a realização de um debate com alunos, professores e funcionários sobre a segurança no trânsito. Para a discussão, Coronel Mário se colocou à disposição para realizar uma palestra e apresentar um vídeo de conscientização aos ouvintes.

A vereadora Telma Bley (PMDB) parabenizou o edil Coronel Mário pela explanação e comentou que, devido ao grande número de acidentes, a comunidade está cobrando com bastante firmeza que sejam implementadas medidas de segurança.

O vereador Paulo Glinski (PSD) comentou que, ao visitar um imóvel que possui na localidade, sempre corre riscos ao retornar para a rodovia, devido às altas velocidades praticadas pelos veículos no local. Glinski também relatou que, com a transferência dos cursos da universidade para o distrito, o local passou a receber mais veículos do que suas condições comportam. Para o vereador, a conscientização é uma das medidas mais efetivas e que deve ser aplicada com seriedade. “Com certeza essa conscientização vai surtir um efeito muito favorável e a gente vai evitar muitas tragédias naquele trecho”, afirmou.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123