Coronel Mário destaca que Canoinhas precisa melhorar escala de transparência

por admin última modificação 08/03/2018 21h06
Edil redigiu requerimento que pede a regulamentação da Lei de Acesso à Informação

Repercutiu bastante entre os canoinhenses a nota do município na 3ª edição da Escala Brasil Transparente, divulgada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Em uma escala de 0 a 10, Canoinhas figurou com 3,3. O vereador Coronel Mário Erzinger (PR) lembrou nesta segunda-feira (5) que os índices se referem à gestão anterior, já que a avaliação foi feita em agosto de 2016, e declarou ter ficado preocupado com a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, “que deveria ter sido feita em 2011”.

De acordo com o edil, é preciso melhorar estes indicadores e, por isso, ele se reuniu com o prefeito Beto Passos (PSD), que o acompanhou até a assessoria jurídica. “Algumas respostas que poderiam melhorar esses indicadores já estão sendo providenciadas, mas o principal indicador é realmente a regulamentação do decreto dessa Lei”, declarou. Por isso, Erzinger redigiu um requerimento que solicita a regulamentação nos termos do artigo 45 da Lei Federal, “promovendo a viabilidade de apresentar uma matéria nos moldes da minuta do anteprojeto ora apresentado.”

Ressaltando que a situação as transparência precisa de fato ser corrigida em Canoinhas, o vereador Paulo Glinski (PSD), chefe do governo no Legislativo, concordou que é preciso criar mecanismos de regulamentação “e colocar em prática e situação da transparência.”

Indo no sentido favorável da transparência, a atual gestão apresentou a avaliação das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2017 na semana passada. O prefeito Beto Passos e o vice Renato Pike (PR) estiveram na Câmara realizando uma audiência pública, da qual participaram os edis Wilmar Sudoski (PSD), Paulo Glinski (PSD), Zenici Dreher (PR) e Telma Bley (PMDB), expondo as receitas e despesas. O arquivo completo pode ser encontrado no portal da Câmara, no item "Acesso à Informação" e nos links: http://lai.fecam.org.br/uploads/1474/arquivos/988804_Audiencia_Publica_1_Quadrimestre_2017.pdf

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004