Convênios devem ser assinados ainda este mês pelo governador Raimundo Colombo

por admin última modificação 08/03/2018 21h05
Recursos de R$ 9 milhões foram solicitados durante audiência na capital; Lideranças políticas canoinhenses aguardam pelo menos 50% dos valores
Ainda este mês o governador Raimundo Colombo (PSD) virá a Canoinhas para assinar convênios de destinação de recursos para as áreas de Saúde, Infraestrutura Urbana e também para o Esporte. Verbas de R$ 9 milhões foram solicitadas durante audiência com o governador, na segunda-feira (11), em Florianópolis.
A reunião foi intermediada pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB) e teve as presenças do prefeito municipal Beto Faria (PMDB), do secretário do desenvolvimento regional Ricardo Pereira Martin e dos vereadores Renato Pike (PR) e Paulo Glinski (PSD).
Segundo informou Pike, pelo menos 50% dos recursos solicitados devem ser liberados de imediato. “Está é a expectativa, já que grande parte será para o setor de Saúde”, frisou. Este dinheiro será utilizado na manutenção do Hospital Santa Cruz, compra de equipamentos e custeio dos exames nos quais as liberações se encontram paradas.
Parte também será destinado à quitação das guias de autorização de internação hospitalar (AIH). O valor que era de R$ 500 por internação passa para R$ 815, contabilizando o repasse mensal de R$ 60 mil ao hospital.
Ainda é incerto, se nesse primeiro momento, o governador também irá assinar os convênios liberando recursos para a pavimentação e o reperfilamento de ruas centrais e dos bairros. Verbas foram pleiteadas ainda para a conclusão do ginásio de esportes no bairro Campo da Água Verde.

Agenda na capital

Durante audiência, na capital, o presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR), expôs a necessidade de Canoinhas se desenvolver economicamente e abrigar novas indústrias. “Falei ao governador desse anseio, que a comunidade ficou na expectativa da vinda da Aurora e que isso dificilmente vai ocorrer. Pedi a ajuda do governo no sentido de propor incentivos fiscais e econômicos para que ao menos uma indústria se instale no município e possa gerar de 200 a 300 novas vagas de trabalho”, comentou.
Completou a agenda, reuniões com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e os secretários de Infraestrutura e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, respectivamente, Valdir Cobalchinni e Paulo Bornhaunsen. “É importante frisar o empenho e dedicação do deputado Antonio Aguiar. Através de sua influência, junto ao governo, pudemos participar de encontros e apresentar diversos pleitos para Canoinhas”, disse.
Ainda de acordo com o vereador, o município e a região só continuarão sendo bem atendidos se houver representatividade. “Se deixarmos de ter representante, a região como um todo voltará a ser esquecida pelos governantes. Será um retrocesso se isso ocorrer”, finalizou.