Comissão reúne-se para discutir levantamento de dados sobre produção da erva-mate

por admin última modificação 08/03/2018 21h04
Vereadores e representantes do Sindimate querem aprimorar coleta de informações sobre a cultura na região

O presidente da Câmara de Vereadores, Wilmar Sudoski (PSD), e o vice-presidente, Coronel Mário Erzinger (PR), reuniram-se na tarde desta terça-feira, 28, com representantes do Sindicato da Erva-mate de Canoinhas, Juliane Seleme e Luis Mario Dranka, com o historiador Fernando Tokarski e com o chefe da agência regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Edmilson Balduíno Marinho Júnior. Na reunião, a comissão discutiu métodos para tornar mais efetiva a coleta de dados sobre a produção de erva-mate na região.

Segundo o presidente da Câmara, durante a realização do Censo Agropecuário, muitos produtores não informam os recenseadores sobre a produção ou extrativismo da erva-mate, considerando que trata-se de cultura secundária em suas propriedades. Sudoski, no entanto, destacou a importância em repassar estas informações, para que a região possa ser reconhecida pela sua produção, agregando condições importantes ao produto, como, por exemplo, o processo de indicação geográfica.

O vereador Coronel Mário ressaltou que, além das informações repassadas ao IBGE, a emissão de nota de produtor rural com relação à erva-mate também é importante, pois agrega informações consideradas no processo de aposentadoria dos produtores rurais.

Para a presidente do Sindimate, Juliane Seleme, a emissão de nota ainda contribui para gerar estatísticas que podem ser utilizadas como base para a manutenção de estradas no período de colheita, entre outras ações que demandam da administração dos municípios.

A comissão reforçou, portanto, a necessidade em informar sobre a produção da erva-mate, ainda que não esteja em seu período de colheita. O mesmo processo também vale para propriedades que não produzem a cultura, porém realizam o extrativismo de mudas nativas.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123