Comissão de vereadores auxiliará entidades a buscar informações junto a UnC Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h04
Iniciativa partiu do vereador Paulo Glinski, após solicitação da Associação Empresarial de Canoinhas (Acic)

Atendendo à solicitação da Associação Empresarial de Canoinhas (Acic), vereador Paulo Glinski (PSD) apresentou requerimento à mesa diretora da Câmara, esta semana, pedindo a formação de comissão de vereadores que auxiliará demais entidades do município e representantes do Executivo Municipal a buscar esclarecimentos junto a Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas.

Segundo Glinski, o movimento liderado pela Acic é comunitário, suprapartidário e visa esclarecer o porquê do esvaziamento que o campus vem tendo nos últimos anos, tanto do número de acadêmicos em seus cursos, como da perda de autonomia administrativa.

Ainda de acordo com o vereador, a UnC Canoinhas é uma instituição privada, mas que teve sua origem fundamentada no esforço comunitário e público. “A comunidade tem que estar informada, até para saber quais as expectativas que o campus local tem para o futuro da cidade”, frisou, ao sugerir que audiência pública seja realizada para debater o assunto.

Quem também se manifestou foi Wilmar Sudoski (PSD), que lamentou a perda de espaço da UnC Canoinhas para outras universidades privadas da região. “No passado chegou a ter 30 cursos de graduação, hoje são 11 e alguns passando por dificuldades”, comentou.

Apesar da estrutura física da universidade, o vereador disse que as decisões do campus local passam por Mafra e Concórdia, onde fica a reitoria. “E isso é uma preocupação dos professores, dos alunos e da própria comunidade”, acrescentou.

Para Renato Pike (PR) existe uma tentativa da reitoria da UnC em esvaziar o campus local para que Mafra se transforme em polo. O vereador também não poupou críticas à reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva que, na sua opinião, mostra desinteresse com a instituição de Canoinhas. “Tenho informações de que no ano passado ela não veio sequer uma única vez aqui”, reclamou.

Presidente da Câmara, Célio Galeski (PSD), determinou em plenário a formação da comissão. Glinski, Sudoski, Pike e a vereadora Cris Arrabar (PT) se prontificaram a integrá-la.

Homenagem

Entrou para leitura esta semana, na Câmara, projeto de resolução de autoria do vereador Paulo Glinski (PSD) que homenageia Marilu Aguiar com o título de cidadã benemérita de Canoinhas.

O vereador justificou a concessão da honraria pela importância do trabalho social e comunitário que Marilu desenvolve junto a entidades filantrópicas de Canoinhas e região, além de sua ativa participação em eventos beneficentes e auxílio a pessoas necessitadas. A homenageada é esposa do deputado canoinhense Antônio Aguiar (PMDB). Renato Pike (PR) é coautor do projeto.