Comandante dos Bombeiros faz uso da Tribuna durante Sessão na Câmara de Vereadores de Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 27/10/2021 19h10

Bombeiros militares participaram e 30 bombeiros comunitários receberam certificado por conclusão de curso durante a sessão

A 64ª Sessão Ordinária última do mês de outubro aconteceu nesta terça-feira,26 e contou com a presença de bombeiros militares e comunitários. O Tenente Coronel Sarte fez uso da tribuna por alguns minutos explanando sobre as atividades da instituição em Canoinhas e cidades vizinhas que são de abrangência do seu comando. Destacou as atuações, as prevenções, as vistorias que fazem e a atuação após acontecer quaisquer acidentes. Demonstrou a área de atuação do comando do 9° BBM que é gerenciado por Canoinhas, mostrou o efetivo de bombeiros. O Coronel Sarte ainda falou de algumas ações que deverão ser feitas no futuro. “Treinamento difícil, combate fácil”, esse é um jargão que faz com isso que os bombeiros estão constantemente em treinamentos, apresentou as atividades que atuam as guarnições e os números de atendimentos até a presente apresentação.

Projetos sociais foram colocados aos que acompanhavam a sessão, bombeiro mirim, projeto golfinho e o bombeiro na melhor idade, encerrou agradecendo as parcerias que atualmente aconteceram com essa casa, nossa gratidão.

Vereador Wilmar Sudoski que presidia a sessão abriu a palavra aos demais colegas vereadores presentes. Tati Carvalho destacou a importância de cada bombeiro. Professor Osmar, destacou os trabalhos realizados em prol da educação de diversas crianças em nosso município. Juliana lembrou do orgulho que todos têm, toda a região está bem guardada por vocês e pelo bom trabalho que realizam. Vereador Homer, autor da Moção de Parabenização, “a gente só sabe da importância do serviço quando a gente precisa dele” parabéns a todos. Willian, parabéns a todos os bombeiros presentes e demais, estou estudando para fazer o BC inclusive, é um material, conteúdo que deixa a população segura. Vereadora Zenilda lembrou do Major Nauro que fez uma belíssima homenagem durante a missa recentemente, “instituição que é respeitada são vocês bombeiros”. A gente nunca quer chamar os bombeiros, algo está errado ou deu errado se acionados forem, “para mim não foi muito agradável, tivemos um atendimento excelente, mas infelizmente perdi minha irmã, mas eu e a minha família agradecemos e a nossa palavra é gratidão a todos vocês”, essas foram as palavras do vereador Everton.

Wilmar Sudoski encerrou agradecendo em nome do atual presidente Gil Baiano e Maurício ausentes da sessão. O nosso respeito, nossa gratidão a todos os senhores e senhoras.

Durante a sessão tivemos a entrega de trinta certificados aos bombeiros comunitários que concluíram o curso de Sistema de Comando de Operações (SCO). Situações críticas diferem de emergências rotineiras, situações críticas possuem características especiais que exigem de todos os envolvidos, além de uma intervenção imediata dos profissionais treinados com equipamentos adequados, uma postura organizacional não rotineira para a coordenação e o gerenciamento integrado das ações de resposta.

O Sistema de Comando de Operações (SCO) é uma ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações de respostas em situações críticas, desastres ou eventos de toda ordem, fornecendo um meio de articular os esforços de agências individuais quando elas atuam com o objetivo comum de estabilizar a situação crítica e proteger vidas, propriedade e o meio ambiente, garantindo integração segura eficiente e eficaz das agências envolvidas.

O objetivo do curso realizado foi de levar o conhecimento aos bombeiros comunitários que atuam no atendimento de emergências com o foco de repassar uma metodologia de atuação padronizada que permita a atuação segura, integrada e cooperativa para o enfrentamento de demandas complexas inerentes às situações de desastres, crises ou eventos planejados de toda ordem.

O curso com carga horária de 70 horas aula, foi oferecido a todos aos 328 bombeiros comunitários ativos do 9º Batalhão de Bombeiros Militar e na noite de hoje uma parcela destes homens e mulheres receberão seus certificados de conclusão do Curso de Sistema de Comando de Operações (SCO). Lembrando que: Defesa civil somos todos nós!

Vereadores, Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Atila Medeiros Sarte e o Coordenador Regional da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, o 3° Sargento Bombeiro Militar, Clodoaldo Ribas dos Santos, realizaram a entrega dos certificados aos formandos.

bombeiro.jpg

bombeiro_2.jpg