Com revitalizações, desobstruções e outras melhorias, trabalho da Secretaria de Obras se destaca

por admin última modificação 08/03/2018 21h04
Vereadores de Canoinhas falaram que é preciso cobrar, mas também reconhecer quando se é merecido

O canoinhense Moisés Gonçalves esteve na Câmara de Vereadores na terça-feira (4), para solicitar auxílio para um menino que apresenta um grave quadro de saúde. Na ocasião, Gonçalves citou que é muito mais comum alguém se dirigir ao local para criticar, mas que dificilmente algum cidadão sai de suas casas – ou se manifesta em redes sociais – para elogiar algum ato bem executado.

E esta foi a premissa de uma conversa iniciada no fim da sessão desta segunda-feira (10) entre os vereadores de Canoinhas. Há dias que o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Obras vinha sendo destacado nesta Casa de Leis, mas nesta semana os edis fizeram questão de enaltecer ainda mais a eficácia dos trabalhos obras que vêm sendo realizados pela equipe coordenada por Gilmar Martins, o Gil Baiano.

Telma Bley (PMDB) foi quem trouxe o tema à tona, exemplificando as ações com a estrada de Marcílio Dias, que vem recebendo melhorias, e para as quais, segundo ela, a população vem fazendo muitos elogios. “Há muitos anos não faziam esse serviço que está sendo feito na região. A gente sabe que enxurradas virão, que o curso das águas será mudado pelos declínios, mas o que foi feito até agora foi muito bem feito”, disse Telma, que, em nome da família Pangratz, também salientou a estrada que dá acesso a Taunay. “Eles estavam indo a Taunay e elogiaram, dizendo que há 25 anos não viam a estrada de acesso estar tão boa, que dá tranquilamente para ir de carro”, contou.

Chico Mineiro, que já esteve no lugar de Gil Baiano, relatou saber a cobrança que há sobre a Secretaria de Obras e que a pressão é grande, mas que “eles têm ali uma equipe muito dinâmica.” “Eles não tem preguiça, não fazem corpo mole”, disse Chico, parabenizando diretamente os trabalhadores Darci e Zequinha, que estão à frente das equipes. O edil ainda lembrou o trecho que foi reformado no Salto d’Água Verde, trecho cujas obras eram solicitadas há tempos. Ele também lamentou a falta de manifestação quando os resultados são positivos. “Tem muitos para cobrar e xingar e para elogiar tem poucos”, declarou.

Concordando que “Gil Baiano tem feito um trabalho muito bom em Canoinhas”, a vereadora Camila Lima (PMDB) fez uma sugestão: que o cronograma das obras seja publicado no site da Prefeitura de Canoinhas, como forma de a população poder acompanhar com antecedência o que será realizado. Já Wilmar Sudoski (PSD), presidente da Casa, lembrou da Rua Bento de Lima, que registrava um grave problema de escoamento de água, contando, inclusive, com valetas cujos entulhos não eram retirados há mais de doze anos. De acordo com o edil, todo este trabalho foi realizado no fim da semana passada e as passagens de água foram desobstruídas. “Eram 18h30 de sexta-feira e os trabalhadores ainda estavam lá fazendo o trabalho de recuperação e de revitalização daquela rua”, disse Sudoski, que ainda parabenizou o prefeito Beto Passos (PSD) e o vice, Renato Pike (PR) “porque sem recursos não se faz nada.”

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004