Colombo entrega tablets e inaugura reforma de escola em Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h04
Vereadores canoinhenses prestigiaram a solenidade; Hospital de Major Vieira receberá repasse de R$ 400 mil

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, inauguraram na sexta-feira, 5, a reforma geral da Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral, no município de Canoinhas, no Norte de Santa Catarina.

Presidente da Câmara, Renato Pike (PR) e o líder do governo municipal na Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD) compuseram a mesa de autoridades e participaram do descerramento da placa inaugural. Também prestigiaram a solenidade os vereadores Wilmar Sudoski (PSD), Neuzo Genérico (PSB), Bene Carvalho (PMDB) e a vereadora Cris Arrabar (PT).

Com investimento de R$ 592,9 mil do Governo do Estado, por meio do programa Pacto pela Educação, 714 alunos serão beneficiados com a reforma da unidade. “Aqui na região são duas escolas reformadas, mais a cobertura do ginásio do Ceja, além da entrega de tablets e lousas digitais. Os investimentos alcançam R$ 3 milhões e vão melhorar bastante a qualidade da educação”, disse Colombo.

Com 1,8 mil metros quadrados de área construída, a escola recebeu reforma geral que inclui a troca das portas, janelas, piso e telhado. Melhorias no acesso, além da pintura interna e externa da unidade, também foram refeitas. “Os educadores já fazem um belíssimo trabalho nessa escola, a exemplo dos indicadores do Ideb, que é superior à meta dos países desenvolvidos. Isso é motivo de muito orgulho para Santa Catarina, e com certeza para o corpo docente e equipe de dirigentes de Canoinhas”, explicou Deschamps. Ele acredita que até o ano de 2020, a Educação no Estado atinja o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos países desenvolvidos.

Durante o evento, Colombo entregou seis tablets para professores do Ensino Médio das escolas da Regional de Canoinhas. Ao todo serão 246 equipamentos para 23 escolas da região, que auxiliarão na aplicação das aulas. “Queremos disponibilizar a todos os alunos e professores o acesso à informática e à internet. Antigamente, somente não saber ler e escrever era considerado analfabeto. Hoje, existe também o considerado analfabeto digital”, concluiu o governador.

Recursos

Em Major Vieira, o governador confirmou a liberação de R$ 400 mil para a compra de equipamentos e reforma de dois quartos no Hospital Municipal São Lucas. “Com o apoio para o hospital, a qualidade dos serviços é fortalecida, e é justamente isso que buscamos”, afirmou Colombo.

Com os recursos, serão adquiridos um arco cirúrgico para ortopedia e urologia, insuflador para cirurgia de vídeo, renovação das pinças cirúrgicas, bisturi eletrônico, detector fetal de mesa e portátil, aparelho de fototerapia, lâmpadas de teto e tecidos para confecção de roupas para o centro cirúrgico. Os dois quartos serão totalmente reformados.

Na unidade são realizadas cerca de 100 internamentos mensais, 400 atendimentos ambulatoriais e uma média de 50 cirurgias. O hospital conta com 38 leitos, centro cirúrgico e possui as especialidades de ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral, urologia, clínica geral, anestesia, pediatra e cardiologia.

Palestra

À noite, o governador fechou sua agenda na região ao ministrar palestra na Sociedade Beneficente Operária (SBO), em Canoinhas. Falando sobre o tema “Informações da gestão e prestação de contas”, Colombo  destacou ações e investimentos na região e também repassou dados relacionados ao funcionamento da máquina pública.

Textos:

- Rafael Vieira de Araújo