Chico Mineiro busca informações sobre o Mamógrafo em Canoinhas

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h53

Chico Mineiro busca informações sobre o Mamógrafo em Canoinhas

Requerimento de nº 244 e 245/2019 de autoria do edil Chico Mineiro, apresentado na noite da sessão de segunda feira (15) requer que seja encaminhado ofício  ao  Administrativo do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, Derby Fontana Neto, ao Prefeito, Gilberto dos Passos, e a Secretária Municipal de Saúde, Zenici Dreher, solicitando informações a respeito do conserto do mamógrafo, pois segundo foi noticiado que está desativado aproximadamente um ano e considerando a Lei nº 6.118/2017, no seu Artigo 1º, inciso II cita um repasse para custear despesas com conserto de um mamógrafo, no valor de R$ 6.280,00:

1) Desde que data este mamógrafo está sem funcionamento?
2)Este recurso foi usado para custear o conserto do mamógrafo?
3) Houve a devida prestação de contas para a prefeitura deste valor já que se trata de recurso público destinado para um fim específico?
4) De setembro de 2017 até a presente data quantas vezes o mamógrafo foi desativado pela necessidade de manutenção?
5
) Se o mamógrafo foi consertado com o repasse referente a Lei 6.118/2017, quantos exames foram realizados até que o equipamento paralisou novamente? Ou se até hoje não houve o conserto deste equipamento, mesmo com a Lei de repasse aprovada?

Em suas explicações pessoais, o vereador lembrou do requerimento feito por ele mesmo no mês de outubro de 2017, na época em plena campanha do Outubro Rosa. “Veio a resposta do requerimento (6/11/17) dizendo que os aparelhos estariam funcionando normalmente, e as manutenções e reparos são de responsabilidade do prestador do serviço credenciado pelo SUS conforme contratos. A gente fica confuso, será que foi concertado ou não, desde quando está parado”, por isso a busca, o pedido de informações, concluiu ele.

Telma Bley, apoiou o requerimento do colega Chico, porque por trás disso tudo isso quantas pessoas não realizaram esse exame, e o câncer é uma das doenças que mais mata no País. Vereadora frisou que estes equipamentos, as manutenções são caras e as empresas dão garantia, então está muito confuso tudo isso.

Informações para imprensa:

Joselito Beluk – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores