Caso de menina que necessita de transplante sensibiliza vereadores

por elton — última modificação 08/03/2018 21h02
Integrante da Amcav pede apoio do legislativo na divulgação de bingo beneficente
Caso de menina que necessita de transplante sensibiliza vereadores

Célia usou a tribuna livre da Câmara

Vereadores do município de Canoinhas mostraram-se solidários com situação vivida pela pequena Ana Beatriz Cremoneis, de apenas sete meses de idade. Ela possui uma doença grave e irreversível denominada Atrasia de vias biliares, tendo como único tratamento indicado o transplante de fígado. As dificuldades vivenciadas pela menina e pelos seus pais foram reveladas na tribuna livre da Câmara Municipal, na sessão ordinária de terça-feira (12), pela integrante da Associação dos Moradores do Campo da Água Verde (Amcav), Célia Maria Plácido.

Há algum tempo, Célia vem acompanhado o sofrimento da criança e de seus pais. Emocionada, a voluntária pediu o apoio do legislativo na divulgação de um bingo beneficente que visa arrecadar dinheiro para custear os gastos com medicamentos e manutenção da casa logo após o ato cirúrgico. O transplante de fígado está marcado para o dia 14 de abril, no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. O doador será Alexandre Cremoneis, pai da criança.

Segundo informou Célia, parte do dinheiro arrecadado no bingo também será utilizada na readequação do quarto que irá receber a menina após a cirurgia. “Existe a previsão de que ela fique internada um mês. Só receberá alta se o local estiver de acordo com as normas higiene e segurança exigidas pela assistência social do hospital”, explicou.

A casa, que a menina e seus pais irão residir após o transplante, foi uma doação de empresários da cidade. Célia, agora, conta com a solidariedade de outras pessoas para que a menina possa ter condições de se recuperar num curto espaço de tempo. “Vamos trabalhar com transparência e mostrar à comunidade tudo aquilo que foi arrecadado e também no que foi aplicado o dinheiro”, garantiu.

Presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Passos (PT) disse ser, assim como os demais vereadores, solidário a causa e colocou a Casa de Leis à disposição. Na ocasião, Passos ofereceu espaço em seu programa na Rádio Clube de Canoinhas para que a voluntária pudesse solicitar junto à comunidade apoio moral e financeiro.

Câmara Municipal de Canoinhas