Casas populares são entregues para 28 famílias canoinhenses

por admin última modificação 08/03/2018 21h02
Presidente da Câmara disse que município dá passo importante para vencer o déficit habitacional; Outros vereadores também prestigiaram a solenidade

A Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Canoinhas, por meio da secretaria municipal de Habitação realizaram a entrega de chaves de 28 unidades habitacionais no Residencial Princesa do Planalto. A solenidade aconteceu na tarde de terça-feira, 10, na Rua Catarina Hubner, no bairro Piedade.

O terreno onde ficam as casas foi doado pelo município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). As moradias foram construídas pela Encoplac Engenharia em lotes que medem em média 300 metros quadrados. Cada unidade possui cerca 43 metros quadrados divididas em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e conta com sistema de aquecimento solar.

Foram beneficiadas única e exclusivamente as famílias com renda igual ou inferior a R$ 1,6 mil, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. O investimento do Governo Federal foi de R$ 1,4 milhões. As prestações mensais não devem ultrapassar o valor de R$ 80.

Conforme o vereador Renato Pike (PR), que preside a Câmara, o município dá um importante passo visando sanar o déficit habitacional. “Foi dado o ponta pé inicial, agora, resta trabalhar e superar a expectativa de muitas famílias que ainda aguardam pela casa própria no exercício desse governo”, comentou logo após o final da solenidade.

Vereadores Wilmar Sudoski (PSD), Neuzo Genérico (PSB), Chiquinho da Silva (PMDB) e Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) também prestigiaram o ato.

Pronunciamentos

Ao representar os demais moradores do conjunto habitacional, Adriano dos Santos lembrou que os beneficiados, a partir de agora, não precisariam mais pagar aluguel e nem morar de favor na casa de familiares. “Vamos pagar o que é nosso e damos um salto na qualidade de vida”, salientou.

Prefeito Beto Faria (PMDB) disse que o residencial é o primeiro de vários empreendimentos destinados às famílias de baixa renda e que pretende concretizar em seu governo. “Estamos entregando as chaves, realizando o sonho de muitas pessoas e também amenizando o déficit habitacional no município”, falou.

Ele também classificou os novos proprietários como privilegiados e pediu para que cuidem bem das casas. “Vocês foram os escolhidos entre as mais de duas mil famílias cadastradas. Portanto, cuidem de suas casas e convivam bem em comunidade”, afirmou.

Para o superintendente da regional Norte da Caixa Econômica Federal, Wilson Zarpelon, as novas moradias são dignas, com valor justo e atendem a todas as necessidades da população. “São casas para residir para o resto da vida”, destacou.

Ainda participaram do ato o vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB); secretário do desenvolvimento regional Ricardo Pereira Martin; o secretário municipal de Habitação, João Ary Krautchychyn; demais secretários municipais, representantes da Encoplac Engenharia e funcionários da agência local e da superintendência regional Norte da Caixa Econômica Federal.