Canoinhas sediou audiência pública que debateu o Orçamento Regionalizado

por admin última modificação 08/03/2018 21h02
Câmara de Vereadores foi palco do encontro que elencou prioridades para o Planalto Norte Catarinense

Iniciou por Canoinhas, na noite de segunda-feira (26), a série de 13 audiências públicas que a Assembléia Legislativa de Santa Catarina irá promover pelo estado a fim de debater o Orçamento Regionalizado. Durante o encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, comunidade e representantes dos municípios do Planalto Norte Catarinense puderam elencar prioridades da região visando à elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2015 e para a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2012.

Oito dos 40 deputados estaduais catarinenses estiveram na audiência pública em Canoinhas. Grande parte dos prefeitos e dos vereadores dos municípios que integram a 26ª Secretaria do Desenvolvimento Regional de Canoinhas também participaram das atividades. Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Mafra também se fizeram presentes.

Em seu discurso, o presidente do legislativo municipal, vereador Beto Passos (PT), não poupou criticas a burocracia que impera em todas as esferas da administração pública. De forma contundente, ele também cobrou mais atenção para os municípios da região. “Existe uma diferenciação no tratamento que é dado pelos governantes para as cidades do litoral. Lá as coisas acontecem de maneira mais ágil. Já o tratamento que é oferecido aos municípios da nossa região está bem aquém das expectativas”, reclamou.

Passos pediu ainda o engajamento dos parlamentares na busca de recursos para as áreas de infraestrutura, saúde e segurança pública da região. Ele citou como prioridades a recuperação total da rodovia SCT-280, que liga Canoinhas a Porto União; regionalização do Hospital Santa Cruz e aparelhamento e aquisição de novas viaturas para a Polícia Militar. “Hoje, infelizmente, tem policial andando com automóvel velho e sucateado. Ao mesmo tempo, tem bandido usando carro importado para a realização dos crimes. É uma luta desleal contra a criminalidade”, concluiu.

Vereadores canoinhenses Paulo Glinski (DEM), Célio Galeski (DEM), Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSBD), Bene Carvalho (PMDB), João Grein (PT) e Fernando de Oliveira (PMDB) também acompanharam os trabalhos.

As audiências continuam esta semana nas cidades de Lages (dia 27), Criciúma (dia 28), Tubarão (dia 29) e Rio do Sul (dia 30). As outras audiências estão previstas para o mês de outubro nos dias 10, 11, 13, 14, 24, 26 e 27. Os encontros são coordenados pelo presidente da Assembléia Legislativa, Gelson Merísio (DEM) e pelo presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Gilmar Knaesel (PSDB).