Camila Lima parabeniza organizadoras do projeto “Sim à Vida”

por admin última modificação 08/03/2018 21h01
Iniciativa pretende conscientizar população sobre efeitos da depressão

A depressão causa uma morte a cada 40 segundos no mundo. Com o objetivo de tornar as discussões e a conscientização acerca do tema mais frequentes, as entusiastas Pâmela Sardá e Elen Mijieski criaram o grupo “Sim à Vida”, que tem como objetivo divulgar a campanha “Setembro Amarelo: mês de conscientização e combate contra a depressão e o suicídio”, promover debates, reuniões e acolher a quem precisa. Participante do grupo, a vereadora Camila Lima (PMDB) apresentou requerimento na sessão desta segunda-feira, 21, parabenizando a iniciativa. “O objetivo do grupo é acolher e lutar para que nosso município tenha mais atenção com a saúde mental dos nossos cidadãos”, afirmou.

A vereadora relatou que trabalhar com o tema era um de seus anseios e, com o grupo, mais pessoas poderão ser acolhidas. Camila pediu o apoio dos demais edis e da população para divulgar o trabalho do grupo e relatou que, em breve, as representantes devem ocupar a tribuna para comentar sobre a iniciativa.

O edil Coronel Mário (PR) relatou que também esteve presente em uma das reuniões do grupo. “Fiquei impressionado com os números em relação ao suicídio no município”, afirmou.

Após conversar com membros do grupo, a vereadora Norma Pereira (PSDB) contou que recebeu muitos comentários positivos sobre a forma com que os trabalhos estão sendo conduzidos. Norma também destacou a importância em falar sobre o tema, devido ao preconceito que muitas pessoas ainda têm em relação à doença. “O problema é grave em homens e mulheres e, de fato, tem que ter um olhar diferente sobre essa doença, porque ainda tem quem ache que ela não existe”, relatou.

A vereadora Zenici Dreher (PR) sugeriu que as organizadoras ocupem a tribuna da Câmara na primeira semana de setembro, para que a campanha seja divulgada durante todo o mês. O presidente Wilmar Sudoski (PSD) afirmou que “a casa está aberta” para receber as integrantes do grupo.

Sudoski também lembrou que, no primeiro semestre de 2017, cerca de 200 pessoas participaram de um debate sobre depressão e suicídio no plenário da Câmara de Vereadores. O evento ocorreu durante um sábado e reuniu profissionais da saúde, representantes de igrejas e a comunidade em geral.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123