Câmara será parceira na expansão industrial e geração de novos empregos para Paula Pereira

por admin última modificação 08/03/2018 21h01
Vereadores Paulo Glinski e Beto Passos foram conhecer área onde cerâmica pretende construir nova unidade produtiva

A proposta de uma empresa local de ampliar seu parque industrial e gerar, pelo menos, 30 novos postos de trabalho foi abraçada pela Câmara Municipal de Canoinhas. Por intermédio dos vereadores Paulo Glinski (PSD), Beto Passos (PT) e Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), os primeiros contatos já foram feitos com o executivo municipal. A intenção é que a prefeitura faça a aquisição e, posteriormente, a cessão de uma área de 2,5 alqueires na localidade de Paula Pereira.

A cerâmica Santa Terezinha, que há mais de 50 anos fabrica tijolos e telhas no nesta comunidade, visa construir uma nova unidade e implantar tecnologia de ponta em toda sua área produtiva. Na manhã desta quinta-feira (08), os vereadores Paulo Glinski e Beto Passos foram in loco conhecer a área pretendida. Um dos proprietários da cerâmica e representantes da administração do município também se fizeram presentes.

No terreno, o empresário quer construir dois barracões com 120 metros de comprimento por 30 metros de largura para abrigar os fornos e os locais destinados a secagem das peças. Pelo fato da área contar com araucária e imbuia, a aquisição pela prefeitura depende, agora, do aval técnico da Fatma.

A unidade atual fica numa área baixa da localidade e sofre, freqüentemente, com a umidade e os alagamentos devido à proximidade com o Rio Iguaçu. “É importante frisar que a atual cerâmica não seria desativada e sim continuaria com uma das suas linhas de produção. Na nova unidade seriam produzidos os tijolos em tempo bem inferior ao que acontece hoje. A modernidade dos equipamentos proporcionaria ganho de tempo e maior produtividade”, explicou Glinski.

Já o vereador presidente da Câmara, Beto Passos, disse que o apoio às empresas já radicadas no município é de suma importância. “Temos que valorizar o que é nosso. Os empresários que investem em Canoinhas precisam do respaldo do poder público municipal para poder ampliar seu comércio, sua indústria. É fundamental a Câmara Municipal abraçar essa causa em favor de Paula Pereira, assumindo o compromisso de apreciar e votar favorável todos os projetos de lei que venham ao encontro da geração de emprego e renda para as pessoas dessa comunidade”, afirmou.

No mesmo dia, Glinski foi até a localidade do Parado para conhecer outra cerâmica que pertence ao grupo e que já conta com o sistema automatizado. “Fiquei impressionado com a agilidade do processo e a tecnologia dos equipamentos que integram o parque industrial da cerâmica”, comentou. Sistema semelhante dever ser implantado na nova unidade em Paula Pereira.