Câmara realiza sessão solene para a entrega de título de cidadão honorário de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h01
Juiz diretor do Foro, Márcio Schiefler Fontes, receberá a comenda na noite de quinta-feira, 14

O poder legislativo municipal realiza sessão solene para a entrega do título de cidadão honorário ao juiz diretor do Foro, Márcio Schiefler Fontes. A cerimônia acontece às 19h30 de quinta-feira, 14, no plenário João Seleme, na Câmara Municipal de Vereadores.

Projeto de resolução nᵒ006/2013, que deu origem a honraria, tem como autores os vereadores Paulo Glinski (PSD), Neno Pangratz (PP) e também o presidente da Câmara, Renato Pike (PR). A matéria teve a aprovação unânime de toda a edilidade.

Homenageado

Márcio Schiefler Fontes é servidor do Poder Judiciário desde ano de 2000 e juiz de direito a partir de 2005. Chegou ao Planalto Norte catarinense em 2011, após judicar nos outros três regiões do Estado.

Em Canoinhas já respondeu por todas as Varas, pela direção do Foro e pelo Juízo Eleitoral. Por seis meses, também respondeu paralelamente pela Vara Criminal de Porto União. Abraçou, desde sua chegada ao município, a causa para a construção do novo Fórum. O magistrado dedicou-se ainda a realização de concurso público para a contratação de servidores para o judiciário.

Segundo dados fornecidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, já presidiu cerca de três mil audiências, ouviu cinco mil pessoas, proferiu quase dez mil sentenças e 40 mil outras decisões e despachos num período de dois anos e meio em Canoinhas.

Durante dois mandatos consecutivos vem sendo eleito por aclamação dos colegas juízes o coordenador regional da Associação dos Magistrados do Planalto Norte catarinense. Após um período de cinco anos, conseguiu trazer para Canoinhas a extensão da Escola de Magistratura. Lecionou no curso de Direito da UnC-Canoinhas, na disciplina de Teoria Geral do Estado.

Possui em seu currículo dez cursos de pós - graduação, entre especializações em diversas universidades do Brasil e também dois mestrados (Letras e Direito), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participou de cursos de aperfeiçoamento em universidades de Buenos Aires, na Argentina e Londres, na Inglaterra.

Em 2010 foi selecionado como representante do judiciário brasileiro junto ao Instituto das Nações Unidas na Ásia e Extremo Oriente para a Prevenção Criminal, com sede em Tóquio, no Japão. Este ano, apresentou-se novamente a órgão das Nações Unidades, mas, desta vez, ao Alto Comissariado de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça.