Câmara Municipal aprova por unanimidade contas de ex-prefeito

por admin última modificação 08/03/2018 20h59
Projeto de lei que institui programa de incentivo à pecuária leiteira é apreciado em segundo turno com emenda do legislativo
Amparados em recomendação do Tribunal de Contas de Santa Catarina, do Ministério Público e também em parecer da comissão técnica de Justiça e Redação, vereadores canoinhenses aprovaram por unanimidade as contas do ex-prefeito Leoberto Weinert (PMDB) no exercício de 2011. A votação aconteceu na sessão ordinária realizada na noite de terça-feira, 04.
Na mesma sessão, a Câmara ainda aprovou mais quatro matérias em segundo turno: duas de origem do executivo e duas de autoria dos vereadores. O projeto de lei nᵒ058/2013 recebeu votação unânime dos edis. Ele institui o programa municipal de incentivo à pecuária leiteira que visa ampliar a produção do rebanho bovino e a promoção do desenvolvimento econômico integrado e sustentável.
A matéria segue para a sanção do prefeito Beto Faria (PMDB) com emenda proposta pelo vereador João Grein (PT). Nela, o petista solicita o incentivo do município a organização cooperada dos produtores e também a comercialização dos produtos originários do leite.
Também de autoria do executivo e aprovado por unanimidade o projeto de lei nᵒ070/2013 que abre crédito no orçamento geral do município através de superávit financeiro. A matéria versa sobre o acréscimo no orçamento no valor de R$ 598.306,80 que será destinado em partes à Fundação Municipal de Esportes, Fundação Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Saneamento Básico, Fundo Municipal da Infância e da Adolescência, Fundo Municipal do Desenvolvimento Rural e também ao Funrebom.
De autoria do vereador Bene Carvalho (PMDB), foi apreciado de forma unânime o projeto de lei nᵒ064/2013 que denomina de Rua Olindina Rocha Ludka a via pública que tem seu início na BR-280, entre as ruas Flávio e Augusto Haensch. Outra matéria com votação favorável foi a de nᵒ065/2013 que denomina de Travessa João Pedro Goes Filho a via pública situada no bairro Campo da Água Verde, ligando as ruas Otavio Tabalipa e Carlos Wagner. A autoria deste projeto é do vereador Wilmar Sudoski (PSD).

Indicações

Vereadores Wilmar Sudoski (PSD) e Neuzo Genérico (PSB) apresentaram indicação endereçada ao prefeito Beto Faria (PMDB) e à secretaria municipal de Obras solicitando a limpeza na tubulação e boca de lobos na Rua Getúlio Vargas, especificamente na parte baixa que fica nas proximidades do Atacado Neves.
No mesmo documento, os parlamentares também estão pleiteando o reperfilamento desta mesma via no trecho entre as ruas Frei Menandro Kamps e Paul Harris. “É uma das principais ruas de acesso ao bairro Campo da Água Verde, conta com grande fluxo de veículos e, inclusive, ajuda a desafogar o tráfego na Rua Guilherme Prust e Avenida dos Expedicionários nos horários de pico”, justificou Sudoski.
Já Bene Carvalho (PMDB) está pedindo, por meio de indicação, atenção da secretaria municipal de Obras para a estrada que liga a localidade de Valinhos a Vila de Felipe Schimidt. Segundo ele, o trecho de aproximadamente seis quilômetros está em péssimas condições e necessita urgentemente de cascalho. “É por essa estrada que os agricultores daquela região escoam a produção de grãos. Só este ano foram cerca de um milhão de sacas de cereais. Portanto, se deve dar condições para que o trabalho não seja prejudicado”, salientou.
Vereador João Grein (PT) apresentou outras três indicações. Solicitou, em uma delas, que o Departamento Municipal de Trânsito de Canoinhas (Detracan) construa lombadas ao longo da Rua Julio Corrêa da Costa, no bairro Campo da Água Verde. Em outro documento, está pedindo que o Detracan construa lombadas e instale placas de sinalização na Rua Otávio Ferreira da Silva, no bairro Campo da Água Verde e que o setor de Planejamento mande consertar cinco luminárias da mesma via que estão apresentando defeito.
Ao prefeito Beto Faria (PMDB) e secretário Célio Galeski, o vereador petista está encaminhando indicação para que seja incluída na programação de serviços da pasta de Obras a recuperação dos acessos da BR-280 a Rua João Mário Mayer, entrada para o bairro Água Verde; a Rua Sérgio Gapski, entrada para localidade do Salto da Água Verde e também em todas as vias que dão acesso ao bairro Boa Vista.