Câmara Mirim leva o legislativo às escolas de ensino fundamental

por admin última modificação 08/03/2018 20h59
Processo eleitoral para a escolha dos vereadores mirins começa na próxima semana

No próximo mês, ocorre um novo processo eleitoral para escolher representantes do município. Mas, desta vez, a eleição será dentro das escolas. A Câmara Mirim de Vereadores passa a atuar no município a partir do próximo semestre, com o objetivo de integrar o poder legislativo e os alunos do ensino fundamental. Originado pelo projeto do presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), o programa “Vereador Mirim” será integrado por dez alunos do 7º e 8º ano de cinco escolas municipais de Canoinhas. Com uma sessão mensal, os pequenos vereadores poderão conhecer mais de perto o trabalho do legislativo e o contexto social da função do vereador. “Queremos dar início a conscientização de uma parte dos alunos sobre a atuação do legislativo”, conta o vereador.

Inspirado na Câmara Mirim de Blumenau, que está em funcionamento desde 1999, Sudoski afirma que o projeto está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para viabilizar a participação dos vereadores mirins. “Estamos adequando para a nossa realidade, de um município com 54 mil habitantes, o que é bastante diferente”, relata. Antes de ser apresentado à Câmara de Vereadores, o chefe de gabinete do presidente, Helton Schupel Witt, visitou uma sessão da Câmara Mirim de Blumenau, onde conheceu a dinâmica do programa. “Sem dúvidas, nos dias de hoje, em que a política está em descrença, queremos fazer um projeto de respeito e com dedicação para mostrar para Canoinhas e para o Estado que tem como se fazer política séria”, afirma Witt.

No município, o programa inicia hoje, 28, com a divulgação e orientação nas escolas selecionadas. Nesta primeira edição, participam do projeto os seguintes colégios: EBM Severo de Andrade, EBM José Grosskopf, EBM Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho, EBM Presidente Castelo Branco e EBM Maria Lovatel Pires. Representando diferentes bairros, as cinco escolas municipais foram escolhidas por questões de logística, como em relação ao deslocamento e horários dos alunos. “Na sequência, poderemos ampliar, passando também para as escolas do interior, estaduais e particulares do município”, relata Sudoski.

Na próxima semana, iniciam as campanhas eleitorais dentro das escolas. Os alunos candidatos terão entre os dias 03 e 13 de julho para apresentar suas propostas e conquistar o voto dos demais estudantes. As eleições ocorrem em 14 de julho, último dia letivo do primeiro semestre. No processo eleitoral, dois vereadores mirins e um suplente de cada escola serão escolhidos. Estudantes do 6º ao 9º ano poderão votar.

A posse acontece no segundo semestre, durante sessão da Câmara de Vereadores. A partir deste dia, até o fim de junho de 2018, os dez vereadores mirins terão a oportunidade de apresentar indicações durante as sessões mensais e conhecer de perto a atividade do poder legislativo municipal. Para isso, também contarão com o apoio da Secretaria Legislativa e dos demais vereadores da casa. Na sessão ordinária desta terça-feira, 27, o presidente da casa pediu o apoio dos demais edis para que cada um possa prestar auxílio aos vereadores mirins. “A gente vai precisar do apoio dos senhores para com estes jovens que estarão aqui, para que cada um adote um vereador e o auxilie no dia a dia”, afirmou.

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123