Câmara devolve mais de R$ 677,3 mil aos cofres da prefeitura de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 20h58
Valores são referentes às sobras do repasse do duodécimo e de rendimentos de aplicações bancárias; Vereadores que presidiram o Legislativo destacam a economia alcançada este ano

Já estão depositados na conta da prefeitura de Canoinhas os valores referentes às sobras financeiras da Câmara Municipal no exercício de 2015. As devoluções totalizam R$ 677.379,84.

O valor de R$ 635.495,06 é referente ao duodécimo e outros R$ 41.884,78 são de rendimentos obtidos por meio de aplicações bancárias. Durante o ano, a Câmara ainda repassou aos cofres públicos o valor de R$ 220.211,21, relativo ao Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) recolhido junto aos vereadores e servidores do legislativo.

O orçamento da Câmara foi de R$ 3.550.00,00 e o total de despesas empenhadas no atual exercício chegou a R$ 2.914.504,94.

Vereadores que presidiram a Casa este ano destacaram a economia alcançada e os valores que retornaram à prefeitura.

Para Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), que comandou o Legislativo de janeiro a outubro, a Câmara de Canoinhas continua servindo de modelo para as demais no sentido de transparência e zelo ao dinheiro público. “É um processo que começou há algum tempo e que se aperfeiçoa a cada ano graças o comprometimento dos vereadores e funcionários”, garantiu.

De acordo com a vereadora Cris Arrabar (PT), que passou a presidir a Câmara a partir de 1º de novembro, o Legislativo canoinhense vem provando a cada ano que é possível economizar, sem perder eficiência ou deixar de dar condições de trabalho aos seus vereadores e servidores. “O mérito é de todos aqueles que entenderam essa prática e nos auxiliaram a obter números relevantes mais uma vez”, acrescentou.

Produtividade

Tramitaram pela Câmara 303 matérias este ano, sendo que 246 foram encaminhadas pelo Executivo Municipal. Desse total, 295 são projetos de lei ordinários, sendo 244 de origem do Executivo Municipal; três projetos de resolução de autoria do Legislativo; um projeto de decreto legislativo; além de quatro projetos de lei complementar de origem da própria Câmara e dois de autoria da prefeitura. Mais de 98% dos projetos foram aprovados.

Entre as matérias de origem do Legislativo, a autoria por vereador foi a seguinte: Renato Pike (11), Chiquinho da Silva (05), Cris Arrabar (02), Gilmar Martins, o Gil Baiano (03), João Grein (06), Paulo Glinski (12), Wilmar Sudoski (07), Neno Pangratz (02), Célio Galeski (01) e Osmar Oleskovicz (07). Uma matéria teve a autoria dos vereadores que integram a mesa diretora.

Vereadores rejeitaram 19 vetos do prefeito municipal, apresentaram e votaram 1069 requerimentos e encaminharam 388 indicações. Outros 19 projetos foram promulgados pela Câmara. Durante o ano foram realizadas 74 sessões ordinárias e outras dez reuniões extraordinárias sem remuneração.