por Assessoria de Imprensa última modificação 11/09/2023 15h07

foto Gazeta Tresbarrense: Coral Santa Cecília

Câmara de Vereadores de Canoinhas realiza Sessão Solene

Nesta quinta-feira, 14 de setembro, às 19 horas sessão comemorativa aos 110 anos do Coral Santa Cecília e entrega de Título de Cidadã Honorária à Maria de Lurdes Brehmer

A câmara de vereadores após aprovar o Requerimento de nº 575/2023, de autoria dos vereadores Maurício Zimmermann e Tati Carvalho, onde estes edis solicitaram que seja encaminhada “MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO”, ao Coral Santa Cecília, pela passagem dos 110 anos de existência. Patrimônio imaterial do município o Coral Santa Cecília ao longo dos anos tem tocado nossos corações com apresentações memoráveis promovendo a cultura musical em nossa comunidade. Reconhecemos não apenas o talento vocal e a paixão dos membros do Coral, mas também sua dedicação contínua em proporcionar momentos de beleza e emoção para todos nós. Cada nota cantada é um tributo ao compromisso de enriquecer nossas vidas com arte e cultura.

E Resolução de nº 1.151, de 05/09/2023, qual Concede Título de Cidadã Honoraria a Maria de Lurdes Brehmer, assinada pela presidente vereadora Tati Carvalho.

BIOGRAFIA da Homenageada:

MARIA DE LOURDES BREHMER

MARIA DE LOURDES BREHMER, nascida em 15 de agosto de 1946, na cidade de Jaraguá do Sul, é uma destacada educadora, artista e regente de coral brasileira, que ao longo de sua vida tem deixado uma marcante contribuição no campo da educação, das artes e da música.

Casada e mãe de quatro filhos, sua trajetória é marcada por uma sólida formação acadêmica e um comprometimento incansável com a promoção cultural e educacional em diversas comunidades.

Sua jornada educacional teve início com a conclusão do Ginásio Normal Regional, seguido pelo Curso de Magistério. Posteriormente, ela graduou-se em Letras com habilitação em Inglês pela FAFI, o que solidificou sua base educacional. Determinada a expandir seus horizontes artísticos, buscou graduação e especialização em Artes na UDESC, onde se destacou ao vencer um concurso para a criação do logotipo da instituição.

Seu talento artístico também se manifestou na ilustração do livro "IPOMEIA", do escritor Mário Tessari. Além disso, sua paixão pela música a levou a fundar o CORAL COLIARTE em Herval D'Oeste e Joaçaba, que ela regeu por cinco anos e que permanece até os dias atuais.

MARIA DE LOURDES BREHMER expandiu sua influência musical ao reger o CORAL BENTO MOSSURUNGA de Porto União durante seis anos. Contudo, é em Canoinhas que sua marca é mais profundamente sentida. Ela rege o CORAL SANTA CECILIA há 27 anos, estabelecendo uma conexão duradoura com a música e a comunidade.

Seu compromisso social também é evidente através de sua co-fundação da APAE de Canoinhas, onde atuou como a primeira Secretária. Em diversas ocasiões, ela demonstrou sua capacidade de mobilizar centenas de vozes através da criação e regência do CORO NATALINO "ANJOS DA PAZ", que envolveu até 500 vozes de alunos das redes municipais e estaduais de Canoinhas.

Além de sua dedicação à música, MARIA DE LOURDES BREHMER também teve um papel significativo na educação. Ela ocupou o cargo de Diretora e Coordenadora Regional de Educação em municípios como Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União e Major Vieira durante oito anos. Como Secretária Municipal de Educação de Canoinhas (2005 a 2010), suas realizações foram notáveis. Ela introduziu o Programa EDUCAÇÃO DO CAMPO e o Programa LEIA CANOINHAS, que promoviam a literatura e a leitura, assim como a inclusão de aulas de violino, violão e flauta-doce para alunos da rede municipal.

Ao longo de sua carreira, MARIA DE LOURDES BREHMER também deixou um legado educativo nas escolas onde lecionou, incluindo Colégio São José e Escola Antonieta de Barros em Herval D'Oestel, São Roque em Treze Tílias, e Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Estadual Santa Cruz, FUNPLOC e ensino médio em Canoinhas. Ela também contribuiu para o ensino superior lecionando na UNC-Mafra e Rio Negrinho.

A vida de MARIA DE LOURDES BREHMER é um testemunho da força da paixão, da dedicação incansável e do amor pela educação, pela música e pelas artes. Sua influência e contribuição são indeléveis, deixando um impacto positivo nas vidas das pessoas que ela tocou através de sua liderança, ensino e expressão artística.

solene_coral.jpg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores