Câmara concede títulos de Cidadãos Beneméritos e Honorários de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 20h57
Sessão solene homenageou pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município

Em sessão solene realizada na última terça-feira, 24, a Câmara de Vereadores de Canoinhas concedeu títulos de Cidadãos Beneméritos e Honorários a pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município de Canoinhas. Os homenageados foram o empresário Mário Francisco Dranka, a professora e fotógrafa Fátima Santos, o professor Josmar Kaschuk, o historiador Fernando Tokarski, o professor Pedro Penteado e a professora Soeli Regina de Lima.

Confira um pouco da trajetória de cada um dos homenageados:

Mário Francisco Dranka – Nasceu em Canoinhas, no dia 31 de agosto de 1949, na localidade de Rio dos Poços. É filho de Luiz Dranka e de Marta Dranka. Na década de 80, Mário começou a trabalhar com erva-mate, montando um barbaquá de secagem de erva mate na mesma localidade. Comprava erva-mate em folha, secava e vendia ensacada para outras cidades e localidades da região. Então começou a empacotar sua própria marca de erva-mate, a marca “Erva-mate Canoinhas”. Assim, devido ao aumento de produção e vendas, sentiu por estratégia e necessidade mudar sua empresa para a sede do município de Canoinhas no ano de 1992, onde até hoje, juntamente com o seu filho Luis, trabalha processando, empacotando e vendendo uma das melhores e respeitadas marcas de erva-mate do Brasil.

Fátima Santos – Nasceu em Canoinhas, no dia 01 de julho de 1957. É filha de Leopoldo Naisser e Leonor Ferreira Naisser. Graduada e pós-graduada em Artes Plásticas. Exerceu a função de professora por 32 anos e a função de Diretora na Escola de Ensino Básico Gertrudes Muller entre os anos de 1998 e 2001. Após se aposentar, ganhou gosto pela arte de fotografar. Criou dois blogs: Canoinhas Imagens (canoinhasimagens.blogspot.com.br) e Distrito de Marcílio Dias (marciliodiasdistrito.blogspot.com.br). Divulga também suas fotos em seu Facebook.

Josmar Kaschuk – Nasceu em Canoinhas e é filho de João Kaschuk e Neuza Slobodzian Kaschuk. Graduado em Ciências Econômicas pela FACE União da Vitória (PR), em História pela FAFI União da Vitória (PR) e pós-graduado em Metodologia de Ensino de História pela UNINTER. Trabalha como professor na rede municipal de ensino desde 1999 e, atualmente, é diretor da Escola Básica Municipal Benedito Therézio de Carvalho, na localidade de Felipe Schimidt.

Fernando Tokarski – Nasceu em São Sebastião do Timbozinho, no município de Porto União. É licenciado e especialista em História, além de licenciado em Comércio e especialista em Metodologia do Ensino. Durante mais de 20 anos foi professor da disciplina de História do Contestado, na Universidade do Contestado (UnC). Autor de seis livros publicados, incluindo “Aniba e Outros Povos”, distinguido com o prêmio “Virgílio Várzea”, a mais importante premiação literária de Santa Catarina, e o “Tamboreiro de Pedras Brancas”, escolhido e premiado pela Academia Catarinense de Letras como o melhor livro de contos publicado em Santa Catarina em 2010.

Pedro Penteado do Prado – Nascido em Lebon Régis, vive em Canoinhas desde 1968. É bacharel em Arquitetura e Estruturas e licenciado em Química. Foi professor da primeira turma de ensino médio do município, em 1971. É membro da Academia de Letras do Brasil de Canoinhas e autor de sete livros.

Soeli Regina Lima – Nascida em Papanduva (SC), é filha de Rivadavia da Silva Lima e Irene Soeli Oczkovski de Lima. Graduada em História pela FAFIUV, possui Mestrado em Geografia pela UFPR, especialização em História do Brasil pela FAFIUV e em Tecnologias e Educação a Distância pela UnC. Atua há 34 anos no magistério, na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisadora sobre a história local e regional com foco para o Movimento do Contestado e Ensino de História, tem cinco livros publicados.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145

 

Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123