Câmara aprova projeto de lei que possibilita à Prefeitura fazer empréstimo de R$ 30 milhões

por Assessoria de Imprensa última modificação 21/09/2023 11h19

Após uma série de discussões, foi aberta a votação sendo que foram oito votos favoráveis e um contra

Foi durante a sessão ordinária e uma extraordinária na terça-feira, 19, que a Câmara de Vereadores de Canoinhas aprovou o projeto de lei que autoriza a prefeita Juliana Maciel Hoppe a pleitear empréstimo de R$ 30 milhões junto a instituições financeiras.

A tentativa da Prefeita já vinha de alguns meses quando ela apresentou um primeiro projeto que não convenceu os vereadores. Na segunda-feira, 18, chegou à Casa de Leis um segundo projeto que chamou a atenção dos vereadores e começou as discussões sobre os investimentos durante a reunião das comissões.

Na terça-feira pela manhã aconteceu reunião com a prefeita, secretários municipais e vereadores para discussão do PL. Na noite antes da votação, Juliana usou a tribuna e falou que se o projeto aprovado for é resultado de um debate amplo entre ela e vereadores em reunião na manhã desta terça. “Hoje o problema de infraestrutura é muito sério, não contenta quem mora na cidade, nem no interior. Isso porque não temos maquinário disponível. É notório que choveu, vai estragar todos os bairros, todo o interior e não temos pernas para atender a todas as necessidades do Município todo ao mesmo tempo”, destacou ela.

Em sua fala a Prefeita lembrou que a prioridade continua sendo infraestrutura, mas que como o governador Jorginho Mello (PL) anunciou que vai encaminhar R$ 10 milhões para a compra de maquinários o valor do empréstimo fica liberado para as outras prioridades como obras de pavimentação. Mello já autorizou a liberação dos recursos, segundo a prefeita.

Os vereadores:
Wilmar Sudoski ao falar elogiou a reunião que ocorreu mais cedo com a prefeita. “Esse amadurecimento foi muito importante. Não se faz nada sozinho, nós não somos perfeitos”, disse.
André Flenik também elogiou a reunião, que chamou de “grupo de trabalho”. Ele pediu o estudo sobre o impacto financeiro que o empréstimo vai trazer às contas do Município.
Zenilda Lemos lembrou que a prefeita se comprometeu a fazer prestação de contas mensal à Câmara sobre a aplicação dos recursos.
Mauricio Zimmermann, que teve papel decisivo para a aprovação do projeto, considerando que Juliana deve ingressar no seu partido, se disse feliz com as tratativas e destacou a liberação de recursos por parte do Governo do Estado para a compra de maquinários.
Osmar Oleskovicz disse que consultou suas bases e que formou sua opinião sem pressão. “Voto com independência”, afirmou justificando seu voto contrário ao projeto, afirmando que não desrespeita a opinião de ninguém. “Ano que vem é eleitoral e aí se faz tudo às pressas visando a eleição. Isso sempre foi assim. Pra mim parece que é um projeto eleitoreiro”, falou.
Tatiane Carvalho, presidente da Câmara, pediu mais informações sobre a amortização da dívida, lembrando que a prefeitura terá carência de um ano para iniciar o pagamento. Ela quis saber se será necessário aumentar impostos para pagar essa dívida e a de outros seis financiamentos que estão ativos. “Não aumentaremos impostos”, se comprometeu a prefeita.

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199