Beto Passos pede abertura de Farmácia Popular do SUS 24 horas

por admin última modificação 08/03/2018 20h53
Vereador propõe que unidade seja instalada em uma sala ao lado do Pronto Atendimento Municipal

A abertura de uma Farmácia Popular do SUS que funcione 24 horas e durante os sete dias da semana é o que está propondo, por meio de indicação, o vereador Beto Passos (PT). Durante a sessão itinerante realizada na segunda-feira (27), no distrito de Marcílio Dias, o vereador defendeu o pleito argumentando que as pessoas com baixo poder aquisitivo seriam as principais beneficiadas. “É essa a camada da população que utiliza com mais freqüência o atendimento médico no Sistema Único de Saúde”, ressalta.

A idéia, segundo ele, é que fosse instalada uma unidade ao lado do Pronto Atendimento Municipal e que ela pudesse oferecer os medicamentos considerados essenciais de maneira gratuita ou com os preços mais acessíveis. “As pessoas, na maioria das vezes, consultam e não tem dinheiro para comprar o remédio receitado pelo médico numa farmácia comercial. A unidade fixada ao lado do PA facilitaria esse acesso. Além disso, o repasse gratuito ou até ao valor de custo, possibilitaria que o cidadão fizesse a aquisição e pudesse realizar o tratamento necessário para a cura da sua doença”, explica.

Passos disse ainda que a farmácia poderia disponibilizar uma lista de pelo menos cem medicamentos entre analgésicos e remédios para o tratamento de diabetes, gastrite, colesterol e para pressão arterial. “Esses são os medicamentos mais procurados e só seriam repassados aos pacientes após o receituário médico”, completa. A indicação do vereador será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas.